Odila Lange ficou em 3º lugar, no Festival Nacional Gaúcho - Crédito: Foto: Jorge Eduardo/PROGRESSO
A poetisa e escritora douradense Odila Lange foi um dos destaques do 11º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que foi realizado de 27 a 30 janeiro no Parque Camboatá, na cidade de Triunfo (RS). Ao participar pela primeira vez do evento que reuniu milhares de pessoas de todo o Brasil, Odila alcançou o 3º lugar, em concurso de “causos”. A participação dela no Festival nacional gaúcho, aconteceu após ela ter vencido nas categorias “causos” (vice-campeã) e “declamação” do poema “Idealismo”, no 21º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), que foi realizado em julho do ano passado. A escritora concorreu com as duas modalidades em Triunfo.
“Obtive o 3º lugar ao apresentar o “causo” “Os Escargots”. Os dois primeiros lugares ficaram para o estado de São Paulo. Fiquei lisonjeada em conseguir esta colocação, diante de competidores mais tradicionais. São raras as mulheres que se dedicam a arte de contar “causos. Cada participante tem o máximo de nove minutos, para mostrar a sua declamação e causo. Os jurados avaliam originalidade e o fortalecimento do folclore”, frisa Odila.
No Fenart, Dourados obteve outras conquistas: na categoria mirim, Paulo Henrique Zandoná ficou com o 2º lugar, apresentando gaita de botão; e Gustavo Cunha dos Santos, categoria juvenil, figurou no 3º lugar, mostrando a chula, uma dança de desafio.
A delegação do Mato Grosso do Sul, foi representada pelas cidades de Dourados, Ponta Porã, Campo Grande, São Gabriel D’Oeste e Chapadão do Sul. O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS), foi representado por aproximadamente 400 tradicionalistas no 11º Fenart, para participar de competições artísticas (poesia, causo, declamação, música, danças folclóricas, birivas, chulas); esportivas (bocha, bolão, tava e truco) e campeiras (laço, rédeas, gineteadas).
#####Integração
O evento foi uma promoção da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG/RS). Paralelo ao Fenart, também foram realizados simultaneamente, o 15º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e 5º Jogos Tradicionalistas. Contou com representantes dos CTG’s dos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Goiás, Ceará, Rondônia.
“É uma grande confraternização e a identidade cultural do movimento tradicionalista gaúcho. A cidade de Triunfo que sediou o encontro nacional gaúcho é o local de nascimento de Bento Gonçalves, um dos líderes da Revolução Farroupilha. O município tem o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, devido ao seu promissor pólo petroquímico”, ressalta Odila.