Dourados – MS sábado, 24 de julho de 2021
Dourados
32º max
16º min
Bebês e Crianças

O “causo” de Odila

07 Fev 2011 - 20h20
Odila Lange ficou em 3º lugar, no Festival Nacional Gaúcho - Crédito: Foto: Jorge Eduardo/PROGRESSOOdila Lange ficou em 3º lugar, no Festival Nacional Gaúcho - Crédito: Foto: Jorge Eduardo/PROGRESSO
A poetisa e escritora douradense Odila Lange foi um dos destaques do 11º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que foi realizado de 27 a 30 janeiro no Parque Camboatá, na cidade de Triunfo (RS). Ao participar pela primeira vez do evento que reuniu milhares de pessoas de todo o Brasil, Odila alcançou o 3º lugar, em concurso de “causos”.

A participação dela no Festival nacional gaúcho, aconteceu após ela ter vencido nas categorias “causos” (vice-campeã) e “declamação” do poema “Idealismo”, no 21º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), que foi realizado em julho do ano passado. A escritora concorreu com as duas modalidades em Triunfo.

“Obtive o 3º lugar ao apresentar o “causo” “Os Escargots”. Os dois primeiros lugares ficaram para o estado de São Paulo. Fiquei lisonjeada em conseguir esta colocação, diante de competidores mais tradicionais. São raras as mulheres que se dedicam a arte de contar “causos. Cada participante tem o máximo de nove minutos, para mostrar a sua declamação e causo. Os jurados avaliam originalidade e o fortalecimento do folclore”, frisa Odila.

No Fenart, Dourados obteve outras conquistas: na categoria mirim, Paulo Henrique Zandoná ficou com o 2º lugar, apresentando gaita de botão; e Gustavo Cunha dos Santos, categoria juvenil, figurou no 3º lugar, mostrando a chula, uma dança de desafio.

A delegação do Mato Grosso do Sul, foi representada pelas cidades de Dourados, Ponta Porã, Campo Grande, São Gabriel D’Oeste e Chapadão do Sul. O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS), foi representado por aproximadamente 400 tradicionalistas no 11º Fenart, para participar de competições artísticas (poesia, causo, declamação, música, danças folclóricas, birivas, chulas); esportivas (bocha, bolão, tava e truco) e campeiras (laço, rédeas, gineteadas).

#####Integração

O evento foi uma promoção da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG/RS). Paralelo ao Fenart, também foram realizados simultaneamente, o 15º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e 5º Jogos Tradicionalistas. Contou com representantes dos CTG’s dos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Goiás, Ceará, Rondônia.

“É uma grande confraternização e a identidade cultural do movimento tradicionalista gaúcho. A cidade de Triunfo que sediou o encontro nacional gaúcho é o local de nascimento de Bento Gonçalves, um dos líderes da Revolução Farroupilha. O município tem o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, devido ao seu promissor pólo petroquímico”, ressalta Odila.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Bebês e Crianças

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS

17/05/2021 15:39
Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Últimas Notícias