Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
24º
Exposição

Museu olímpico chega à Capital na sexta

16 Jun 2016 - 07h00
Público prestigia exposição itinerante sobre a história das Olimpíadas  em diversas cidades do País. - Crédito: Foto: Casa da fotoPúblico prestigia exposição itinerante sobre a história das Olimpíadas em diversas cidades do País. - Crédito: Foto: Casa da foto
A população da Capital vai ter a oportunidade de, antes da passagem da tocha olímpica pela cidade, no próximo dia 25, de conhecer um pouco mais sobre as olimpíadas com a exposição itinerante sobre rodas que será aberta nesta sexta-feira pela manhã, na Praça da República, a "Praça do Rádio", no centro de Campo Grande.


O museu sobre rodas está fazendo uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil, levando o espírito olímpico às cinco regiões do país, com o objetivo de preparar a população para o maior evento esportivo mundial. A ação é promovida pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016.


A exposição sobre rodas, reunindo peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares chega em Campo Grande nesta sexta-feira (17) e estará aberta para visitação das 10h às 19h, até sábado, com entrada gratuita.
A ação conta com duas carretas que estão percorrendo cerca de 30 mil quilômetros em dois roteiros distintos. Elas partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO), em 30 de abril e passarão por 45 cidades de todo o país. Os veículos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.


"O Museu Itinerante Se Prepara Brasil traz um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país", declara Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros. "Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil", completa o executivo.


Dividido em cinco seções — "História", "Esportes", "História Brasileira", "Curiosidades" e "Rio 2016" — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.


Entre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; tochas olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo.

Agenda do Museu


CARRETA 1


Roteiro 1: Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Itabuna (BA), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).


Roteiro 2: Campo Grande (MS), Londrina (PR), Cascavel (PR), Santa Maria (RS), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), Barueri (SP), Sorocaba (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP)e Rio de Janeiro (RJ).

CARRETA 2


Roteiro 1: Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), São Luís (MA), Belém (PA), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP).


Roteiro 2: Osasco (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Cidades

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil

31/01/2024 10:30

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Últimas Notícias