Dourados – MS sexta, 10 de julho de 2020
Dourados
26º max
10º min
Bebês e Crianças

Museu do Videogame criado no MS representa o Brasil na França

21 Jan 2016 - 07h00
Um dos diferenciais do Museu é que os visitantes também podem jogar em videogames que fizeram história tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey 2, dentre outros. - Crédito: Foto: DivulgaçãoUm dos diferenciais do Museu é que os visitantes também podem jogar em videogames que fizeram história tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey 2, dentre outros. - Crédito: Foto: Divulgação
O Museu do Videogame Itinerante, criado no Mato Grosso do Sul e o primeiro do gênero no Brasil registrado e reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), está em Paris como um dos dez museus escolhidos para representar o país no Museum Connections 2016, evento internacional que reúne milhares de profissionais de museus do mundo todo em Paris.


Ontem, o curador do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima, apresentou para investidores e profissionais de museus da Europa informações sobre o museu que ganhou em 2014 o prêmio de mais criativo do Brasil pelo Ministério da Cultura e que, em 2015, teve mais de 3,5 milhões de visitantes em nove cidades do país.


Em sua 21ª edição, a Museum Connections é uma feira internacional que ocorre anualmente e reúne profissionais de diversas áreas ligadas à museologia, gestão de museus, sustentabilidade e empreendedorismo ligado à cadeia produtiva de museus. Em 2015, a feira reuniu 170 expositores e teve público visitante de mais de 4 mil pessoas. Foram selecionados pelo Ibram e pelo Ministério da Cultura, dez empreendedores e representantes de empreendimentos brasileiros ligados à cadeia produtiva de museus e dez representantes de museus brasileiros.


O Museu do Videogame Itinerante conta com cerca de 270 consoles de todas as gerações que contam 43 anos de evolução. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o TV-Game 6 (primeiro console fabricado pela Nintendo), de 1976, o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985), entre outros.


Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey 2, Nintendo Famicom, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros. O espaço conta ainda com modelos da nova geração de consoles, tais como PlayStation 4, Xbox One e Wii U.


O Museu do Videogame Itinerante começou em 2011, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a partir de uma coleção de videogames de Cleidson Lima, mantida desde 2004. Em 2015, com apoio da PlayStation Brasil, Nintendo, Intel, Ubisoft e Philips, o Museu ganhou novo formato e tornou-se itinerante, passando a ser o primeiro do gênero no país registrado pelo Ibram.

Web


Endereços: www.museudovideogame.org ou a fanpage /museudovideogameitinerante

Deixe seu Comentário

Leia Também

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
ESPECIAL DIA DAS MÃES

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados

10/05/2020 09:17
Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Covid-19

Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada

19/04/2020 10:23
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Últimas Notícias