Dourados – MS segunda, 13 de julho de 2020
Dourados
31º max
19º min
Respeito à Vida/ALMS (Ramal)
Bebês e Crianças

“Mulheres Protagonistas da Nossa História”

08 Mar 2016 - 06h00
Proposta da exposição é homenagear mulheres e seu protagonismo na sociedade, mostrando as diversas facetas das suas atividades na construção do Mato Grosso do Sul. - Crédito: Foto: DivulgaçãoProposta da exposição é homenagear mulheres e seu protagonismo na sociedade, mostrando as diversas facetas das suas atividades na construção do Mato Grosso do Sul. - Crédito: Foto: Divulgação
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Sedhast), realiza a exposição "Mulheres Protagonistas da Nossa História", com fotografias e textos explicativos homenageando mulheres pioneiras que se destacaram, ou ainda se destacam em várias áreas no Estado de Mato Grosso do Sul. A abertura acontece hoje às 19h, no Território Ocupado do Memorial da Cultura e da Cidadania, 1º andar.


Idealizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), esta é um forma de criar um acervo com fotografias de diversas percursoras e revolucionárias do Mato Grosso do Sul, como por exemplo, Tia Eva, Helena Meirelles, Glauce Rocha e Conceição dos Burgres. Representantes pioneiras ainda vivas como a primeira médica a atuar no Estado, a primeira cacique mulher de uma aldeia indígena e outras que se destacaram no âmbito da segurança pública, artes, ambientes sociais e econômicos também serão homenageadas.


As imagens que serão expostas foram capturadas pelas lentes das fotógrafas Vânia Jucá, Marycleide Vasques e Farid Fahed sob a curadoria de Elis Regina Nogueira. Já as imagens das personalidades que já não estão entre nós são do acervo do fotógrafo Roberto Higa. Cada imagem tem nela a força e a beleza dessas protagonistas captadas pelo olhar sensível e apurado de cada profissional.


A proposta do evento é homenagear essas mulheres e seu protagonismo na sociedade, mostrando as diversas facetas das suas atividades como coadjuvantes na construção do Estado. O projeto, além de caráter artístico, tem uma intenção educativa que ensinar sobre a história. Após 15 dias no Espaço Ocupado, a exposição vai percorrer várias cidades do interior do Estado.


Segundo a curadora, "Mulheres Protagonistas da Nossa História" é uma exposição que convida o espectador a ir além da fotografia. "Estas mulheres são pioneiras e corajosas, estavam e estão à frente do seu tempo. São protagonistas e não coadjuvantes na construção de nossa cidade, nosso Estado. Cada imagem não será apenas uma imagem, mas a síntese de mulheres únicas com suas facetas reveladas", revela Elis Regina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
ESPECIAL DIA DAS MÃES

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados

10/05/2020 09:17
Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Covid-19

Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada

19/04/2020 10:23
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Últimas Notícias