Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Cinema

MIS exibe mostra de filmes com temática pantaneira

16 Mai 2016 - 06h00
História da criação da Escola Santa Mônica  e o impacto que a iniciativa causou nas famílias são retratados em “ Escola das Águas: o Desafio Pantaneiro” - Crédito: Foto: DivulgaçãoHistória da criação da Escola Santa Mônica e o impacto que a iniciativa causou nas famílias são retratados em “ Escola das Águas: o Desafio Pantaneiro” - Crédito: Foto: Divulgação
Como parte da programação da Semana Nacional dos Museus, o Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe a mostra de filmes "Paisagens Culturais". As sessões começam hoje e prossegue até sexta-feira, com a temática voltada para o Pantanal, como forma de levar a uma reflexão sobre o homem e sua relação com a natureza, especialmente o Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos do Brasil.


Após as sessões, haverá um bate-papo com convidados. No dia 19/05 (quinta-feira) a professora doutora Icléia Albuquerque de Vargas irá proferir a palestra "Paisagens Culturais da Semana dos Museus". Todas as sessões, bem como a palestra começam às 19h com entrada franca.


A 14ª Semana Nacional dos Museus inicia hoje e segue até 22 de maio sendo o dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus, que foi definido pelo ICOM – The International Council of Museums, organismo da Unesco.


No Brasil a data é rememorada desde 1977. Atualmente a Semana Nacional de Museus celebra a data e esta edição reúne 1.236 instituições culturais, realizando mais de 3.700 atividades por todo Brasil. Em Mato Grosso do Sul participam com programação especial os museus integrantes do Sistema Estadual de Museus.

Contemplação


Hoje tem o documentário "Escola das Águas: O Desafio Pantaneiro" (56 min/direção de Juliana Vicente), mostra que a natureza é o próprio limite e caminho para uma escola no coração do Pantanal. A história da criação da Escola Santa Mônica e o impacto que a iniciativa causou nas famílias são retratos no documentário "Escola das Águas: o Desafio Pantaneiro". Onde o poder da educação revela outras fronteiras, outros caminhos, outros sonhos para as crianças, filhos, netos, bisnetos e trabalhadores da zona rural. Lá, o homem se alia a sabedoria magistral da natureza, ensinando que todos nós fazemos parte dela, nos transformando em cidadão rumo ao infinito através da educação. A convidada especial é Claudia Medeiros.


Amanhã, será exibido o documentário "Terra das Águas" (58 min/ direção de Rosiney Bigatão.). O filme retrata a influência da água na vida do peão pantaneiro. A convidada para o bate-papo são Lu Bigatão e Rosane Cassay.
Na quarta-feira, dia 18, é a vez do filme "Comitiva Esperança" (38 min/direção de Wagner Carvalho). A produção mostra de maneira poética o homem do Pantanal mato-grossense resgatando os gestos, olhares as falar mais espontâneas, os momentos de força e coragem dessas pessoas, procurando revelar, sem preconceitos a alma do pantaneiro. O bate papo é com Paulo Simões.


Na quinta-feira, ás 19h, a professora doutora Icléia Albuquerque de Vargas ministra a palestra "Paisagens Culturais da Semana dos Museus". Sexta-feira tem apresentação do filme "Planuras" (52 minutos/direção de Maurício Copetti). A fita lança um olhar poético das transformações de uma paisagem ‘delirante’, que se redesenha continuamente entre os opostos do ciclo das águas, resultando no nascimento de uma cultura singular na maior planície inundável do mundo: o Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias