
Evocando o nome do produtor Harvey Weinstein, Smith disse que, depois de 17 anos fazendo filmes, não pode imaginar algo pior do que criar um filme e entregá-lo a um estúdio para que este faça o marketing.
Para ele, depois de o estúdio gastar dezenas de milhões de dólares na divulgação, não sobrarão lucros para ele e seus investidores.
Por isso ele resolveu voltar para o tempo em que os próprios cineastas levavam seus filmes aos cinemas, um cinema de cada vez. Eles guardavam uma parte maior do lucro e o reinvestiam em mais filmes.
\'O cinema independente não morreu, apenas ficou adulto\', disse ele ao público de Sundance, após a estreia de \'Red State\'. \'Agora é a fase Indie 2.0.\'
#####Trajetória
Smith começou sua carreira em Sundance com o longa-metragem em preto-e-branco \'O balconista\', feito com apenas US$ 27.575. O filme foi comprado por Weinstein, que na época dirigia a Miramax Filmes e era considerado mestre na distribuição de filmes de orçamento reduzido.
De lá para cá, porém, as coisas mudaram. Hoje, astros famosos e caros muitas vezes atuam em filmes ditos independentes, e os custos de produção e marketing chegam aos milhões de dólares, fato que tira a independência dos cineastas.
\'Red State\' é a história violenta de uma seita religiosa cheia de ódio e dos agentes federais que recebem a ordem de combatê-la. Kevin Smith acha que o filme será sucesso certeiro junto a seus fãs.
Por isso ele vai pôr os pés na estrada com o filme, começando em 5 de março no Radio City Music Hall, em Nova York, e passando por grandes cidades americanas ao longo do mês, terminando em 4 de abril em Seattle.
#####Marketing
Ele espera lançar \'Red State\' em todo o país em 19 de outubro, a mesma data de estreia de \'O balconista\'. Até então, a publicidade conseguida com a turnê do filme e com o uso de sites de relacionamento social, como o Twitter, pode beneficiar as vendas em outros cinemas, sem custos de publicidade.
A primeira jogada de marketing empregada pelo diretor foi vista por muitos como genial. A seita religiosa de \'Red State\' é inspirada em organizações religiosas como a pequena Igreja Batista de Westboro, que fez manchetes por promover protestos antigays diante dos funerais de soldados e oficiais americanos.
Os fiéis da igreja tinham prometido comparecer para protestar contra a estreia de \'Red State\', e no domingo à noite, quando dez deles se reuniram para isso, Smith e cerca de 200 seguidores dele fizeram um protesto contra os manifestantes. Carregando cartazes, os dois grupos se enfrentaram em um momento feito para as câmeras da TV.
(G1.com)