Dourados – MS quarta, 08 de julho de 2020
Dourados
19º max
10º min
Bebês e Crianças

Jornalista lança 2ª edição de livros sobre música caipira

07 Dez 2015 - 09h32
Livro de José Hamilton Ribeiro  apresenta as definições e as características tão marcantes da música caipira. - Crédito: Foto: DivulgaçãoLivro de José Hamilton Ribeiro apresenta as definições e as características tão marcantes da música caipira. - Crédito: Foto: Divulgação
A editora Realejo Livros está lançando o livro “Música Caipira: as 270 maiores modas”, do jornalista José Hamilton Ribeiro. Trata-se da segunda edição ampliada - a primeira, batizada de “A Bíblia da Música Caipira”, publicada pela Editora Globo em 2006, está esgotada há quase três anos -, com cerca de 500 páginas e mais de 60 fotografias.


A obra vem acompanhada de dois DVDs exclusivos, originados a partir do conteúdo da obra, com participações de Sérgio Reis, Chitãozinho & Xororó, Irmãs Galvão, Zé Mulato & Cassiano, Ivan Vilela, Tinoco e Inezita Barroso.


O conteúdo teve como base a seleção das 270 maiores canções caipiras de todos os tempos, com a história de cada música e seus autores, bem como o contexto em que foram criadas. A curadoria foi feita pelo autor, com orientação e voto de dois violeiros de Minas Gerais: Júnior Borges, de Uberaba, e o médico e catireiro José Maria Campos, de Bom Despacho. Só entraram no livro as composições que tiverem três votos, ou no mínimo dois.


Além das canções, o livro ainda apresenta as definições e as características tão marcantes da música caipira, e indica como diferenciar o estilo da música sertaneja e do sertanejo universitário, por exemplo.


A fonoaudióloga e violeira Simone Sperança reforça a pesquisa ao produzir um artigo especial sobre quantos e quais são os ritmos da música caipira, com a respectiva “célula rítmica” de cada um. Foram alinhados 22 ritmos, o que coloca esse estilo em umas das categorias musicais com maior diversidade, bem diferente da ideia de que “moda de viola é tudo igual”.


Dos dois DVDs exclusivos, o primeiro é um documento sobre autores importantes da música rural – com a última entrevista de Tinoco e um sugestivo encontro com Inezita Barroco em sua casa. Já o segundo, é um musical que mostra na íntegra algumas das “270 maiores modas”, interpretadas por seus autores ou por artistas de peso.


A qualidade da obra é indiscutível para alguns famosos. Para Sérgio Reis, o livro representa “um trabalho meticuloso de pesquisa para mostrar (só) o que é bom na música caipira”, Almir Sater diz que “quando chega ao fim da leitura, não gostaria que ela acabasse” e as Irmãs Galvão afirmam que a obra “é necessária – e completa”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
ESPECIAL DIA DAS MÃES

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados

10/05/2020 09:17
Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Covid-19

Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada

19/04/2020 10:23
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Últimas Notícias