Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

“Janela de Dramaturgia” é realizada em Dourados

27 Out 2015 - 08h00
“Janela de Dramaturgia” foi criado em Belo Horizonte e é realizado pela primeira vez em Dourados, aproximando o público dos autores teatrais. - Crédito: Foto: Divulgação“Janela de Dramaturgia” foi criado em Belo Horizonte e é realizado pela primeira vez em Dourados, aproximando o público dos autores teatrais. - Crédito: Foto: Divulgação
O Studio Blanche Torres sedia quarta-feira e quinta-feira, Oficina de Dramaturgia, das 9h às 13h, com os dramaturgos de Belo Horizonte (MG), Vinícius Souza e Sara Pinheiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected], com nome, endereço, telefone para contato e breve currículo.


A oficina com entrada gratuita abordará questões básicas da dramaturgia, relacionadas ao tempo, espaço e personagens, modo de produção escrita individual e colaborativa, estímulos criativos, relações com a cena, sob um ponto de vista contemporâneo, múltiplo e aberto. O cronograma inclui jogos e exercícios de escrita e exposição de ideias e leitura de fragmentos de textos teatrais de autores contemporâneos, nacionais e internacionais. A Oficina de Dramaturgia com Vinícius e Sara, segue na sexta-feira, a partir das 9h, com aulas externas no Parque dos Ipês.


Vinícius Souza e Sara Pinheiro são dramaturgos mineiros, idealizadores e coordenadores do Janela de Dramaturgia. Ele é mestrando em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto e da Editora Javali, dedicada à publicação de dramaturgia. Sara é graduada em Letras, autora de diversos textos montados na capital mineira e residente do projeto “Cine Splendid”, pelo Programa Iberescena.


A ação integra o projeto “Janela de Dramaturgia” e vai ser realizado pela primeira vez em Dourados. A ideia é fomentar a dramaturgia local, ampliando a escrita e aproximar o público dos autores teatrais.


A programação continua sábado, às 19h, no Casulo, quando serão realizadas leituras dramatizadas dos textos de Júnia Pereira e Sara Pinheiro, dramaturgas de Belo Horizonte. O encerramento da primeira fase acontece no domingo, dia 1°, às 19h, quando os autores douradenses Marco Aurélio Dolci e Johny Lima, fazem leituras dramatizadas.


A segunda fase da “Janela de Dramaturgia” retorna em novembro, dias 14, no Casulo, e 28, na Casa dos Ventos. Ambos os encontros começam às 19h. Dia 14, os autores de Dourados, Jéssica Barone e Tig Vieira fazem leituras dramatizadas. Na outra data, é a vez dos pratas da casa Antônio Junior e Beto Mônaco.


No dia 12 de dezembro, o projeto será encerrado na Casa dos Ventos quando, a partir das 19h, tem leituras dramatizadas dos textos dos escritores locais Sá Jr. e Helandes Dornelas. Em todas as sessões do “Janela de Dramaturgia”, serão cobrados nos locais taxa de R$ 2.

Abrangente


O Janela de Dramaturgia foi criado em 2012, em parceria com o Teatro Espanca!, para ser um espaço íntimo de leitura de textos inéditos de novos autores de Belo Horizonte. O projeto se desenrolou, a ideia se expandiu e, hoje, ele é a principal iniciativa na cidade dedicada essencialmente à escrita teatral contemporânea: sua divulgação, estímulo e pensamento. Além da mostra anual de textos, a programação consta de bate-papo com os autores, rodas de conversa com temas importantes sobre a produção contemporânea, produção de textos críticos, oficinas e palestras. “Propomos um contato maior com a produção latino-americana, ampliação da formação dos autores locais, estímulo à prática de tradução de textos estrangeiros e diálogos sobre questões que nos parecem urgentes como as relações entre dramaturgia e política, escrita, além das possibilidades atuais de publicação de textos teatrais e interseções entre teatro e literatura”, pontuam Sara Pinheiro e Vinícius Souza.


O evento em Dourados é realizado por intermédio do Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP) e Secretaria Municipal de Dourados e conta com os apoios do Studio Blanche Torres, Casulo e Casa dos Ventos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias