Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Dourados

Guimarães Rocha narra a trajetória do coronel que foi temido na fronteira

08 Jun 2016 - 17h30
Segundo o autor, que é major da PM e mebro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a obra fala sobre os bastidores da Segurança Pública e traz “causos” relatados pelo próprio personagem - Segundo o autor, que é major da PM e mebro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a obra fala sobre os bastidores da Segurança Pública e traz “causos” relatados pelo próprio personagem -

"Meu começo difícil, guardado por Deus, é em Cáceres, Mato Grosso. Mas foi de Corumbá que fui projetado para iniciar as minhas grandes experiências na vida, acalentado pelo calor humano e ao mesmo tempo incentivado por uma família da qual me é impossível deixar de falar". Essa palavras fazem parte do primeiro capítulo ‘Caminho’, do livro "Coronel Adib" – A História, do escritor Guimarães Rocha, lançado ontem (8), no Teatro Municipal de Dourados. A obra conta a trajetória de Adib Massad, um oficial da Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MS), que praticamente virou lenda nas cidades por onde passou. Em Dourados, comandou o antigo Grupo de Operações da Fronteira (GOF), hoje Departamento de Operações da Fronteira, o DOF .


Segundo o escritor Guimarães Rocha, a obra fala sobre os bastidores da Segurança Pública e traz "causos" relatados pelo próprio personagem. "É uma biografia reflexiva sobre um homem que fez um trabalho necessário e útil para a sociedade", explica o autor.


Com um currículo literário essencialmente poético, Guimarães Rocha, que é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e major aposentado da PM relata algumas passagens que parecem roteiros de filme policial. "Houveram momentos difíceis no combate à criminalidade e se não fossem as providências divinas não venceríamos", relata Adib.


O poeta escritor Guimarães Rocha, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, fala com carinho de mais esta obra literária. "É em substancioso livro, fruto de extenso trabalho literário, pesquisa e depoimentos impressionantes sobre uma lenda viva da Segurança Pública em Mato Grosso do Sul", explica. Coronel Adib: A História é o décimo nono livro publicado por Guimarães Rocha. "Adib Massad é homem de exterioridade circunspecta e interioridade sã, ilibada, lúcida", explica o autor. "Quando dizemos: Adib é homem de caráter, fazemo-lo com o olhar e o dizer de quem olha e diz o percebido na aura simples da pessoa; se não tem malícia contumaz, também não é ingênuo", conclui o autor.


Guimarães Rocha não esconde a admiração pelo colega de farda . "Adib conhece a maldade e sabe combatê-la, sem ser mau. Não poderia ser diferente. A bondade ingênua é ineficaz. A simplicidade sem inteligência não tem poder de comando, nem voz, nem vez. Estando isso entendido, anunciamos, Adib é bom, simples, mas inteligente e implacável contra os astutos ruins; um atuante que desarticula o crime e um guerreiro contra os escarninhos e militantes da sombra", enfatiza. Segundo ele, Adib não temeu e não teme o sacrifício pessoal. "Talvez daí o medo a tomar conta de covardes que sofreram a sua ação corretiva - jamais abusiva". Para Guimarães, a "difícil tarefa é narrar o caráter, pois quando existe só pode ser comprovado pelas conseqüências dos atos de uma vida inteira".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias