Dourados – MS sábado, 11 de julho de 2020
Dourados
31º max
14º min
Bebês e Crianças

Grupo Locômbia apresenta peça nas aldeias

06 Nov 2015 - 07h00
Espetáculo “Mar Acá” do grupo Locômbia Teatro de Andanças traz elementos da mitologia latino-americana. - Crédito: Foto: DivulgaçãoEspetáculo “Mar Acá” do grupo Locômbia Teatro de Andanças traz elementos da mitologia latino-americana. - Crédito: Foto: Divulgação
O Locômbia Teatro de Andanças da Colômbia apresenta hoje nas aldeias e acampamentos indígenas da região de Dourados, o espetáculo “Mar Acá”. Na última quinta-feira, o grupo esteve ministrando a oficina “Teatro Gestual”, na Casa dos Ventos.

A turnê com a peça “Mar Acá”, integra o projeto de circulação “Compassos em Silêncio”, do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e celebra 29 anos de trabalho teatral contínuo do Locômbia Teatro de Andanças, percorrendo cinco Estados situados na faixa de fronteira, em Estados da Região Norte e Centro-Oeste (Roraima, Acre, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O Locômbia iniciou sua trajetória em 1984, na Colômbia no meio do auge do movimento de teatro de dramaturgia coletiva e o teatro de Rua. Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de cursos, festivais se apresentando em países da América, Europa Ásia e África.

Durante cinco anos o grupo permaneceu na Índia aprendendo Odissi (dança clássica da Índia e pakawaj (instrumento de percussão de Odissi). Em 2001, fixou residência na cidade de Roraima, comemorando os 25 anos de aniversário do grupo e inaugurando o primeiro espaço cênico independente do Estado (Espaço Circular de Cultura Malokômbia) no qual desenvolve atividades em prol da cultura da região norte do Brasil.

A montagem de “Mar Acá” traz elementos da mitologia latino-americana, realçando a cultura ancestral de uma forma poética. Com mímica, dança, objetos e musica ao vivo conta a aventura do Llamichu, original palhaço Ameríndio das cordilheiras dos Andes no Peru, arreando aos belos animais andinos ilhamas, sendo envolvido em diversas situações com personagens que o atravessam.

Fazendo uso de uma rica linguagem gestual, “Mar Acá”, enfoca a transformação cultural sofrida pelos ameríndios, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade cultural.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
ESPECIAL DIA DAS MÃES

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados

10/05/2020 09:17
Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Covid-19

Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada

19/04/2020 10:23
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Últimas Notícias