Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Bebês e Crianças

Fundação de Cultura comemora Dia da Consciência Negra

17 Nov 2015 - 08h57
Na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim acontece a exposição de obras bibliográficas sobre grandes figuras da cultura afro-descendente. - Crédito: Foto: Edemir RodriguesNa Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim acontece a exposição de obras bibliográficas sobre grandes figuras da cultura afro-descendente. - Crédito: Foto: Edemir Rodrigues
Na semana do dia 20 de novembro, data em que se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra, a Fundação de Cultura, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, realiza programação com exposição de livros, exibição de curtas e palestra.

Na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim vem acontecendo a exposição de obras bibliográficas com obras literárias, históricas, fotográficas e biográficas sobre grandes figuras da cultura afro-descendente no Brasil e no mundo. A exposição ficará aberta ao público até o fim deste mês, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 17h30.

As duas obras essenciais sobre o estudo da questão racial como “Casa Grande & Senzala” e “Sobrados e Mucambos”, do sociólogo e historiador social Gilberto Freyre estarão expostas, além de “Os Africanos no Brasil”, uma obra de etnologia do professor Raimundo Nina Rodrigues, pioneiro nos estudos africanos no País, impresso inicialmente em 1906; “O Terreiro e a Cidade” – A Forma Social Negro-brasileira”, um Estudo Sobre a Cultura Negra no Brasil” do sociólogo Muniz Sodré; “Ser Negro no Brasil Hoje” da antropóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Ana Lúcia Farah Valente; “Os Infames da História” da historiadora Lilia Ferreira Lobo, “Egressos do Cativeiro”, um Estudo Sobre a Escravidão no País”, feita pelo historiador Roberto Guedes e “As Religiões Africanas no Brasil” do sociólogo francês que integrou a missão de professores europeus à recém-criada Universidade de São Paulo, para ocupar a cátedra de sociologia. No âmbito internacional estão disponíveis “Reflexões Sobre o Racismo”, do filósofo francês Jean-Paul Sartre e “Racismo em Mente”, uma coletânea de textos organizados por Michael P. Levine e Tamas Pataki. Dentre os grandes líderes negros no mundo há o livro sobre Mandela, prefaciado por Kofi Annan e com introdução do arcebispo sul-africano Desmond Tutu e do grande líder pacifista Martin Luther King, assassinado pela luta ao direito dos negros nos Estados Unidos.

A exposição acontece no hall de entrada da Biblioteca Pública Isaías Paim, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º andar.

Atividades

Na quinta-feira, dia 19, serão exibidos os curtas “Tia Eva”, com direção de Ana Carla Pimenta e Vania Lúcia Duarte e “O Renascimento Africano”, do diretor Zózimo Bulbul. As exibições são gratuitas e acontecem à partir das 19h no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O grupo Conterrâneo de Capoeira – Mestre Liminha realiza às 11h de Sexta-feira, apresentação de Roda de capoeira, durante a qual acontecem conversas sobre a história da capoeira. A apresentação acontece no andar térreo do Memorial da Cultura. No mesmo dia, às 13h, acontece apresentação cultural com o músico Zé Geral, no MIS. Logo depois, às 14h, também no Mesmo local, será realizada palestra direcionada a professores da Secretaria Municipal de Educação com o tema “Leitura e Cultura: a Literatura de Autores Negros no Brasil”. A ministrante é a professora mestre Melly Fátima Gões Sena. Melly possui graduação em Letras pela UFMS e Jornalismo pela mesma universidade, e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Atualmente é efetiva na Rede Municipal de Ensino e gestora de Atividades Culturais na área de Letras na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, onde atua na área de Literatura. A partir deste ano, coordena o Comitê Proler Campo Grande. Outras informações na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS: (67) 3316-9108.

Acervo

No âmbito internacional estão disponíveis “Reflexões Sobre o Racismo”, do filósofo francês Jean-Paul Sartre e “Racismo em Mente”, uma coletânea de textos organizados por Michael P. Levine e Tamas Pataki.

Dentre os grandes líderes negros no mundo há o livro sobre Mandela, prefaciado por Kofi Annan e do grande líder pacifista Martin Luther King, assassinado pela luta ao direito dos negros nos Estados Unidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Cidades

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil

31/01/2024 10:30

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Últimas Notícias