Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Bebês e Crianças

Festival terá oito animações brasileiras

28 Mai 2018 - 15h38
Organização do Festival chegou a receber inscrições de 3.070 filmes de animação, - Organização do Festival chegou a receber inscrições de 3.070 filmes de animação, -

Maior Festival de animação do mundo, que este ano homenageia o Brasil, o Festival Internacional de Cine-ma de Animação de Annecy terá oito produções brasilei-ras sem suas mostras competitivas nas categorias cur-ta, longa, produções para TV e filmes publicitários. Três dessas obras foram realizadas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, gerido pela Agência Nacional do Cinema, vinculada ao Ministério da Cultura.
O Festival acontece entre os dias 11 e 16 de junho na cidade de Annecy, na França.

A organização do Festi-val chegou a receber inscrições de 3.070 filmes de animação, entre curtas, longas, produções para TV e filmes publicitários de todo o mundo. Desse universo, pouco mais de 200 foram escolhidos para compor a seleção oficial, nas mostras competitivas de cada cate-goria e também nas paralelas.
O filme "Tito e os Pássaros", dirigido por Gustavo Steinberg e Gabriel Bitar, recebeu investimentos de R$ 2 milhões do FSA, e é um dos destaques da competi-ção na categoria longa-metragem. Steinberg e Bitar levam às telas a história de Tito, um menino empenhado em vencer uma epidemia de medo que adoece as pessoas.

Para o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que vem ampliando esforços no MinC para que novos filmes de animação e outras produções voltadas ao público infantil sejam realizadas no país, o número de anima-ções selecionadas comprova a qualidade dos realizadores brasileiros e do conteúdo produzido.

Na avaliação de Sá Leitão, a homenagem ao Brasil, que em 2017 completou 100 anos da primeira animação feita pelo cartunista Álvaro Martins, é uma exposição positiva do país, tanto para nacionalmente quanto no exterior. "Esse é um momento muito especial vivido pela animação brasileira. A seleção dos filmes e a celebração da animação nacional completa uma fase de expansão experimentada por essa indústria, que tem sido beneficiada por investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual", afirmou.

Na categoria TV Films, Copa Studio e Coala Filmes concorrem, respectivamente, pelos episódios "Eject Espe-cial", da série "Irmão do Jorel"; e "Delírios de um Amor Louco", da Angeli the Killer. Alguns episódios de ambas as séries foram realizados com recursos do FSA. Na categoria publicidade, concorrem ainda "A Troca", "Day One Sunshine", e "Leica Everytihing in Black and White", os três da Vetor Zero/Lobo.

O Festival contará com palestrantes brasileiros em painéis, além da sessão exclusiva sobre o Brasil, de-nominada Territory Focus, onde o diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro. Será realizada uma grande exposição organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, em parceria com o Ministério da Cultura, para destacar a história da animação do Brasil.

Atualmente, o Brasil possui 25 longas-metragens de animação em fase de produção. Nos últimos dez anos, a produção de séries animadas passou de duas para 44. As séries de anima-ção brasileira "Peixonauta" e "Show da Luna" são campeões de audiência no canal pago Discovery Kids.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias