
Uma comissão selecionará sete peças que serão apresentadas, em agosto, no Rio de Janeiro. Além das apresentações, as produções também concorrerão a premiação nas categorias ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, direção, figurino, cenografia, iluminação, texto e melhor espetáculo – que conta com dois resultados: o do júri oficial e do voto popular. As melhores montagens indicadas pelo júri oficial e pelo voto popular receberão premiações em dinheiro.
Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site (www.uva.br/festivaldeteatro) e encaminhar o material solicitado pelos Correios como texto, currículo dos atores e fotos de cenas da peça, vídeo da peça, entre outros.
O Festival de Teatro do Rio já teve mais de 2 mil grupos de todo o país inscritos, sendo que quase 50 grupos já se apresentaram e cerca de 40 mil pessoas assistiram às peças encenadas. Só na última edição, recebeu mais de 100 inscrições. Além da exibição de peças, são realizados debates sobre os espetáculos e oficinas com renomados diretores, atores e produtores teatrais.
“Incentivamos a dinâmica cultural e o intercâmbio entre artistas e grupos de diferentes regiões. A partir da inclusão cultural, promovemos a inclusão social, já que o público tem a chance de, durante uma semana, assistir a peças selecionadas no Brasil todo. Além disso, os espectadores têm a possibilidade de debater com os artistas e também de votar no melhor espetáculo”, afirma Maria Anunciata de Almeida, diretora do Centro Cultural Veiga de Almeida e do Festival.
A cada edição, o Festival de Teatro do Rio homenageia um artista que tenha, em sua história profissional, grande ligação com os palcos. Entre os prestigiados em edições anteriores estão: Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Milton Gonçalves, Nathália Timberg, Renata Sorrah, Marieta Severo, Laura Cardoso, Tônia Carrero e Sérgio Britto, entre outros.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Projeto
Sem famílias acolhedoras, crianças violentadas são retiradas das aldeias
30/11/2020 15:51

Adoção
Lei manda informar sobre entrega de filho para adoção
26/11/2020 12:36

Saúde
Novembro Roxo aborda a prematuridade e seus desafios
16/11/2020 15:21

Boa Ação
Dourados tem 45 cartinhas de crianças e adolescentes na Campanha de Natal do Pacijus
13/11/2020 15:13

Acolhimento
MS tem 131 crianças disponíveis para adoção
21/10/2020 13:27