Dourados – MS domingo, 13 de junho de 2021
Dourados
24º max
10º min
Evento

Feira Literária de Bonito é lançada na Capital

28 Jun 2016 - 07h30
Prefeito de Bonito, Leonel Lemos, durante lançamento da Flib , que aconteceu em Campo Grande. - Crédito: Foto: DivulgaçãoPrefeito de Bonito, Leonel Lemos, durante lançamento da Flib , que aconteceu em Campo Grande. - Crédito: Foto: Divulgação
Aconteceu na Leparolle Livraria, na Capital, o lançamento da programação da 2ª Feira Literária de Bonito, que será realizada de 6 a 9 de julho, em diversos espaços da capital do turismo ecológico do País, com uma variedade de atrações para todos os públicos, que inclui encontros com autores, mesas de debate, oficinas de criação, oficinas para professores, saraus, narração de histórias, brincadeiras, apresentações de teatro, música e sessões de cinema.


Estão confirmadas atrações como o Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande; o Grupo Mamulengo Presepada, de Brasília; palestra com o publicitário e escritor Pedro Gabriel, responsável pelo projeto Eu Me Chamo Antônio, entre outros.


A feira contará ainda com show musical de Tetê Espíndola, palestra-show do cantor e escritor Tico Santa Cruz e o espetáculo teatral "Autobiografia Autorizada" com o ator Paulo Betti, que também se apresentará no Espaço Sarobá, em um bate papo com os presentes.


Durante o lançamento da programação, o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco, reafirmou a importância de eventos como a Flib para a cidade. "Na edição anterior, as crianças e os jovens de nossa cidade tiveram uma chance ímpar de conhecer de perto a literatura, as artes plásticas e o teatro. Foi um presente que sabemos que esses jovens levarão para sempre, por isso, acreditamos tanto que a Flib é um sucesso, que irá se consolidar com o passar dos anos e que veio para ficar", disse.


A curadora única feira literária realizada em Mato Grosso do Sul, professora Maria Adélia Menegazzo, explicou que a Flib terá como tema "Palavra Aberta. Palavra Liberta!", que tem como proposta o investimento na formação do leitor, no encontro direto com o autor e seu ofício e o acesso ao livro. Ela destacou que o objetivo é despertar e promover o prazer pela leitura e formar leitores para a vida.


A diretora-presidente da Fundação de Cultura doMS e sub-secretária da Sectei, Andréa Freire também participou do lançamento da Flib e destacou Bonito como a Capital da Cultura de Mato Grosso do Sul e a importância da feira, afirmando que, onde está o livro, está a cultura e colocou a FCMS à disposição para parcerias. O Governo do Estado realiza, no final de julho, o 17º Festival de Inverno de Bonito.


A empresária Renata do Valle, da Livraria Leparole, disse que a parceria com a feira de Bonito é um compromisso que tem orgulho em realizar e que a Flib vai reunir literatura e jornalismo, com investimentos que se voltam para o leitor.


Nesta segunda edição, o escritor corumbaense Lobivar de Matos (1915-1947) será o grande homenageado da Flib. Sua vivência na região pantaneira é um dos temas das produções do pré-modernista, que escreveu obras como Areôtorare: poemas boróros e Sarobá.


Em 2016, a Flib envolverá cerca de 60 participantes, entre escritores, artistas e jornalistas e pretende bater o público da primeira edição, que reuniu 15 mil pessoas. Serão mais de 40 horas de atrações que agitarão a rotina da cidade de Bonito.


A programação também foi lançada oficialmente em Bonito, ontem (27), às 19 horas, no Sebrae.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Bebês e Crianças

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS

17/05/2021 15:39
Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Últimas Notícias