Fashion Rio Trará uma exposição da estilista Zuzu Angel
Foto: diuvulgação -
Com início previsto para hoje, no Píer Mauá, o Fashion Rio Outono/Inverno 2011 promete trazer frescor para a moda carioca. Frescor em todos os sentidos, segundo o diretor do evento, Paulo Borges. “Organizamos a agenda de desfiles para que as apresentações comecem no fim do dia, assim, num clima e temperatura bem mais agradáveis à época”, conta Paulo, que resolveu adaptar a programação da semana para aliviar público e modelos do calor do verão carioca.A programação começa na segunda às 19h com o Rio Moda Hype, concurso que reúne dez estilistas iniciantes de di-versas partes do país. Segundo o organizador, esses novos criadores representam o \"frescor\" que ele quer imprimir nesta edição do evento. \"Eles abrem espaço para esse novo olhar\", diz.
Amanhã, às 18h, a grife Alessa inaugura o calendário oficial de desfiles no Píer Mauá, com 25 marcas, incluindo Ausländer, New Order, Maria Bonita Extra, Redley, Andrea Marques, British Colony e outras. O evento segue até o pró-ximo sábado, sempre iniciando as atividades a partir das 18h. A exceção fica por conta das grifes Cantão e de Walter Rodrigues, que farão apresentações externas pela manhã, na quinta e na sexta.
#####Ginga
O organizador paulista, que completa um ano à frente do Fashion Rio, conta que o tema desta edição será a alma cari-oca. “Fala daquilo que vem de dentro, que alimenta o espírito, que dá energia, que inspira; esse tema foi escolhido por-que contribui para posicionar o Rio de Janeiro como plataforma de moda e design global”, diz Borges, que afirma já se sentir como um carioca. “Não há problema em ser paulista e falar da alma carioca, já que estamos falando de algo que transcende o espaço físico da cidade”, completa.
#####Homenagem
O Fashion Rio Outono/Inverno 2011 também terá uma homenagem à estilista Zuzu Angel, com uma exposição de fo-tografia montada no meio do Píer Mauá. “Ela foi escolhida por ter tido uma visão empreendedora da moda quando isso não era tão comum, por falar de Brasil quando ninguém ainda falava. Além de artista, foi uma grande empresária”, explica Borges.
Fazendo um balanço de sua gestão, o organizador afirma que hoje o principal desafio no comando do Fashion Rio é apresentar um grupo de grifes “cada vez mais coerente com a vocação da cidade” e aponta como parte desse movimento o retorno de marcas como OEstudio, que desfila no último dia. Mas, para Paulo Borges, sua maior conquista na direção foi dar uma \"casa” à semana de moda, o Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. “Recolocamos a força criativa do carioca no centro da discussão da moda e do design, criando um elo com o projeto de revitalização da cidade”, diz.