
A exposição traz um panorama de várias fases de Ilton, onde é possível detectar seu traço marcante, seu personagem principal, ora se encontra com os olhos fechados, depois com os olhos abertos, uma explosão de cores ou até mesmo a ausência delas, quando Ilton parece tentar tirar as cores, como na série preto e branco, ou apenas no azul encontrado nos traços marcados com caneta.
As telas foram selecionadas com intenção de trazer o ciclo que, estima-se, em mais ou menos 30 anos em algumas das fases das quais o artista percorreu até encontrar seu traço definitivo, passando por fases até então desconhecidas do público. Esta exposição compõe o acervo de obras adquiridas pelo Sesc MS como iniciativa de preservação e reconhecimento às artes plásticas do Mato Grosso do Sul.
As visitas ao público no Sesc Morada dos Baís podem ser feitas até 17 de junho, de terça a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 10h às 18h.
Expoente
Ilton Silva é entalhador e escultor sul-mato-grossense e artista autodidata. Ele se destaca pela riqueza de detalhes embutidos nas sombras que imprimem à sua obra um estilo inconfundível.
Nascido em Ponta Porã, Ilton Silva é filho de Conceição dos Bugres, consagrada escultora primitivista que criou os bugrinhos em madeira que se tornaram referência cultural do Estado. Ilton Silva em sua trajetória, acumulou sucessivos prêmios nos Salões de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul, tendo realizado ainda exposições individuais na Argentina, Alemanha, em Portugal e nos Estados Unidos.
Embora tenha passado por diversas fases, as pinturas realizadas em sua série "Cores e Mitos" são a principal marca do trabalho do artista, com mulheres pintadas com cores chapadas, contornos filetados e a moldura de madeira integrada à obra por meio da projeção da pintura. Versátil e criativo, o artista explorou diversos materiais em sua pintura, desde o tradicional pincel e espátula até trapos de pano e algodão.
Serviço
O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Informações pelo telefone (67) 3311-4300.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Projeto
Sem famílias acolhedoras, crianças violentadas são retiradas das aldeias
30/11/2020 15:51

Adoção
Lei manda informar sobre entrega de filho para adoção
26/11/2020 12:36

Saúde
Novembro Roxo aborda a prematuridade e seus desafios
16/11/2020 15:21

Boa Ação
Dourados tem 45 cartinhas de crianças e adolescentes na Campanha de Natal do Pacijus
13/11/2020 15:13