Apresentação de estudantes durante a mostra da escola Guateka. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
A escola estadual inter-cultural Guateka Marçal de Souza, na aldeia Jaguapiru, em Dourados, promoveu a 6ª Mostra Cultural. Alunos do 8º ano fundamental ao 3º ano médio expuseram trabalhos em diferentes áreas do conhecimento para a comunidade. Não faltou, é claro, apresentações artísticas, com participação de um grupo da aldeia Amambai, com encenação de teatro, e de apresentação de balé, do Studio Blanche Torres.A utilização da ludicidade foi uma das marcas da feira. Durante o ano letivo os professores apresentaram aos alunos que é possível aprender as disciplinas através de jogos. A professora Michely Vargas confeccionou com os estudantes do 3º ano médio jogos para serem utilizados pelos alunos das demais séries. “São jogos para se aprender a geometria, as equações”, explica a professora.
Na disciplina de linguagens foi criado o “cantinho da leitura”. Na escola os estudantes estudam, além das línguas tradicionais - guarani e terena – as línguas portuguesa e inglesa. Também conhecem um pouco da língua indígena xavante, do norte do país.
Durante a mostra havia ainda exposições de artesanato, telas, maquetes relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, entre outras temáticas. “É uma mostra enriquecedora, que apresenta o potencial do trabalho dos professores com os estudantes”, conclui a coordenadora do evento, professora Sandra Adriana de Macedo.