Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande é uma das atrações da 9ª edição do Encontro da Música Clássica. - Crédito: Foto: Divulgação
A Música Clássica” vai ser realizado de 8 a 11 de novembro, no Teatro Prosa do Serviço Social do Comércio (Sesc) Horto. Os concertos terão início sempre às 20h e a entrada é gratuita. O evento é organizado pela equipe da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande e possui diversos parceiros para sua realização, dentre os quais a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Prefeitura de Campo Grande.
A programação começa no próximo domingo, dia 8, quando se apresenta a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. Nesta noite, será apresentado um musical com temas dos filmes mais famosos da Disney, como “O Rei Leão”, “O Mágico de Oz”, “A Bela e a Fera”, entre outros. Sob direção musical e de cena de Fábio Bernobic, Cinara Baccili e regência e arranjos orquestrais de Rodrigo Faleiros.
Na segunda, dia 9, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande volta ao palco do Teatro Prosa, mostrando três obras primas dos principais compositores do período barroco. Do italiano Antônio Vivaldi será executado dois concertos, o primeiro para dois violoncelos em Sol Menor com os solistas Marcelo Gerônimo e Henrique Lucena. Logo em seguida, o concerto para violino e violoncelo em Sib maior com o os solistas Caio Fortunato e Rafael Moraes e de Johann Sebastian Bach será apresentado o concerto para dois violinos em Ré menor com os solistas Petar Krastanov e Gleison Ferreira.
Dia 10, serão mostrados dois extremos da história da música de câmara de um lado o Duo Borba Cruz, que tem um trabalho voltado para a música de concerto mesclando o erudito, jazz, choro, samba, com violões de sete cordas, formação existente somente no final do último século, de outro lado, teremos o projeto “Sons e Tons” que traz a sonoridade da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, orquestra de câmara, formação cultuada desde os primórdios do período barroco.
O “Encontro Com A Música Clássica” encerra no dia 11, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, Coral Municipal de Sidrolândia e o Coral do Sindate. Nesta noite, o público assistirá ao Concertino para oboé e cordas do gaúcho Brenno Blauth, com solo de Gilson Barbosa. Em seguida, será apresentada a Missa Criolla, obra musical para solistas, coro e orquestra, de natureza religiosa e folclórica, criada pelo compositor argentino Ariel Ramírez.
Os textos litúrgicos foram traduzidos e adaptados pelos padres Alejandro Mayol e Jesús Gabriel Segade. A peça, considerada uma das obras máximas da música argentina, foi inspirada por duas religiosas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que durante o nazismo, ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração. A regência é do maestro argentino Matias Vivot, tenores Denis Lopes e Vinícius Weiler, pianista Ana Paula Soares e direção do coral é do maestro Denis Lopes.