Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Espetáculo

Dourados participa de Mostra de Teatro

02 Jun 2016 - 06h00
Mostra de Teatro de Rua Esquenta RBTR-MS, realiza apresentações gratuitas de espetáculos de rua em bairros e comunidades quilombolas de diferentes localidades do Brasil. - Crédito: Foto: Laila PulchérioMostra de Teatro de Rua Esquenta RBTR-MS, realiza apresentações gratuitas de espetáculos de rua em bairros e comunidades quilombolas de diferentes localidades do Brasil. - Crédito: Foto: Laila Pulchério
A Mostra de Teatro de Rua Esquenta RBTR-MS, que realiza apresentações gratuitas de espetáculos de rua em bairros e comunidades quilombolas, conta com a participação do Tri Ato Núcleo Cênico e da Cia Theastai. Os dois grupos são de Dourados. O evento, terá ainda, as participações do Teatro Imaginário Maracangalha, Circo do Mato, Teatral Grupo de Risco, Grupo Simbiose, Circo Le Chapeau (Campo Grande), Palhaço Chalita (Nova Alvorada do Sul). Além disso, a mostra recebe um cortejo cênico da Rede Brasileira de Teatro de Rua com vários grupos do Brasil.


O evento é apoiado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e acontece até o dia 17 de junho.


A Mostra é um preparativo para o XVIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, que acontece de 16 a 19 de junho, em Campo Grande. Segundo o diretor de teatro e articulador da Rede, Fernando Cruz, o objetivo do Encontro é fortalecer os grupos de teatro de rua e o trabalho das companhias, propiciar a formação prática e teórica, a documentação, formação e intercâmbio entre os grupos para fortalecer as políticas públicas da área a partir da experiência de cada localidade do país para a formação de uma política pública nacional e intercâmbio a respeito das estéticas de cada grupo.

"A Rede Brasileira de Teatro de Rua é a rede mais organizada do país dentro da área do teatro. Temos uma rede de pesquisadores que está inserida no CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] e a Rede funciona de forma autônoma. A Fundação de Cultura está fornecendo o cachê dos artistas para a Mostra, e nós recolhemos estes cachês para utilizar na organização do Encontro". A Rede tem também um chapéu virtual que recebe doações, por meio da conta bancária na Caixa Econômica Federal, agência 1979, conta 003.2325-7.


A Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR, criada em março de 2007, em Salvador/BA, é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Todos os grupos de teatro, artistas-trabalhadores, pesquisadores e pensadores envolvidos com o fazer artístico da rua, pertencentes à RBTR podem e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e capilarizar, cada vez mais, reflexões e pensamentos, com encontros, movimentos e ações em suas localidades.


O intercâmbio da Rede Brasileira de Teatro de Rua ocorre de forma presencial e virtual, entretanto toda e qualquer deliberação é feita nos encontros presenciais, sendo que seus articuladores farão, ao menos, dois encontros anuais de forma rotativa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias