Dourados – MS sexta, 10 de julho de 2020
Dourados
26º max
10º min
Bebês e Crianças

“Dossiê Rê Bordosa”

17 Mar 2016 - 06h00
“Dossiê Rê Bordosa” é animação produzida em stop motion, que assume  um tom de documentário, mistura depoimentos de pessoas reais com personagens de ficção. - Crédito: Foto: Divulgação“Dossiê Rê Bordosa” é animação produzida em stop motion, que assume um tom de documentário, mistura depoimentos de pessoas reais com personagens de ficção. - Crédito: Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira tem exibição da animação "Dossiê Rê Bordosa", na unidade 2 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Na sequência, será realizado um debate sobre a produção de 2008, dirigida por César Cabral.


A iniciativa faz parte da ação do Grupo de Estudos InterArtes que, em parceria com o projeto de extensão Cineclube UFGD, realiza sessões de cinema toda quinta-feira, às 15h, na sala 7 da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (Facale). A entrada é gratuita.


Ao "assassinar" a junkie Rê Bordosa no auge da fama, em 1987, o cartunista Angeli enlutou milhares de leitores Brasil afora, admiradores da personagem. Ele marcou a cultura urbana alternativa dos anos 1980 com o talento e a irreverência de sua Chiclete com Banana, antológica revista em quadrinhos que eternizou personagens tão infames quanto carismáticos: o punk Bob Cuspe, os irmãos Skrotinhos, os hippies Wood & Stock e a própria Rê Bordosa, entre tantos.


Duas décadas depois, o cineasta Cesar Cabral partiu para o desafio de adaptar o universo de Angeli para as telas, optando pela animação e contando com o aval e incentivo do autor da obra original. César entrevista prováveis testemunhas e amigos da vítima e do assassino. A animação produzida em stop motion, assume um tom de documentário, o filme mistura depoimentos de pessoas reais (que realmente foram filmadas e serviram de base para a animação ser realizada) com personagens da ficção, e inclusive "reconstitui" cenas do crime – tudo isso com belas doses de humor. Além de manter viva a personagem, o curta inclusive funciona para apresentá-la a uma geração que talvez nunca tenha ouvido falar em Rê Bordosa.


"Dossiê Rê Bordosa" foi vencedor de prêmios como melhor curta-metragem e melhor animação brasileira no Anima Mundi de 2008, e melhor montagem em curta-metragem nacional e melhor roteiro em curta-metragem nacional no Festival de Gramado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
ESPECIAL DIA DAS MÃES

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados

10/05/2020 09:17
Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Covid-19

Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada

19/04/2020 10:23
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Últimas Notícias