Dourados – MS sábado, 19 de junho de 2021
Dourados
18º max
12º min
Bebês e Crianças

Dicas de como manter o colesterol equilibrado

19 Mar 2016 - 06h00Por Bruno Bocchini
O ideal é consultar o médico e realizar exames de rotinas. - Crédito: Foto: DivulgaçãoO ideal é consultar o médico e realizar exames de rotinas. - Crédito: Foto: Divulgação
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a causa número um de mortes no Brasil e no mundo.


Anualmente, segundo dados do Datasus, cerca de 340 mil brasileiros morrem vítimas de doenças cardíacas e, atualmente, de acordo com a Campanha Nacional de Alerta Sobre o Colesterol Elevado, 40% da população está com o colesterol alto, o que pode causar, dentre outras doenças crônicas, o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Conforme a nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi, doutora em Cardiologia - InCor USP, o colesterol é um tipo de gordura de origem animal que é metabolizada pelo fígado e transportada por lipoproteínas como o LDL - chamado de colesterol "ruim" - que leva o colesterol do fígado para os tecidos do corpo e, em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, e o HDL, colesterol "bom", que leva o excesso de colesterol dos tecidos para o fígado, para que ele seja metabolizado, reutilizado ou eliminado pelo corpo.


Por isso, cuidar da alimentação e do estilo de vida é extremamente importante. "As pessoas muitas vezes descobrem que estão com o colesterol alto, quando sofrem um ataque do coração ou um AVC", comenta. "O ideal é que consultar um médico regularmente e realizar exames de rotina, além de cuidar da alimentação e praticar atividade física, para manter os níveis adequados de gordura no sangue", alerta Ana Carolina.


Ao contrário do que muita gente pensa, é possível controlar o colesterol "ruim" com o auxílio da alimentação. A nutricionista fornece dicas para manter seu colesterol equilibrado e auxiliar no bom funcionamento do organismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Bebês e Crianças

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS

17/05/2021 15:39
Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Últimas Notícias