
Anualmente, segundo dados do Datasus, cerca de 340 mil brasileiros morrem vítimas de doenças cardíacas e, atualmente, de acordo com a Campanha Nacional de Alerta Sobre o Colesterol Elevado, 40% da população está com o colesterol alto, o que pode causar, dentre outras doenças crônicas, o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Conforme a nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi, doutora em Cardiologia - InCor USP, o colesterol é um tipo de gordura de origem animal que é metabolizada pelo fígado e transportada por lipoproteínas como o LDL - chamado de colesterol "ruim" - que leva o colesterol do fígado para os tecidos do corpo e, em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, e o HDL, colesterol "bom", que leva o excesso de colesterol dos tecidos para o fígado, para que ele seja metabolizado, reutilizado ou eliminado pelo corpo.
Por isso, cuidar da alimentação e do estilo de vida é extremamente importante. "As pessoas muitas vezes descobrem que estão com o colesterol alto, quando sofrem um ataque do coração ou um AVC", comenta. "O ideal é que consultar um médico regularmente e realizar exames de rotina, além de cuidar da alimentação e praticar atividade física, para manter os níveis adequados de gordura no sangue", alerta Ana Carolina.
Ao contrário do que muita gente pensa, é possível controlar o colesterol "ruim" com o auxílio da alimentação. A nutricionista fornece dicas para manter seu colesterol equilibrado e auxiliar no bom funcionamento do organismo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Projeto
Sem famílias acolhedoras, crianças violentadas são retiradas das aldeias
30/11/2020 15:51

Adoção
Lei manda informar sobre entrega de filho para adoção
26/11/2020 12:36

Saúde
Novembro Roxo aborda a prematuridade e seus desafios
16/11/2020 15:21

Boa Ação
Dourados tem 45 cartinhas de crianças e adolescentes na Campanha de Natal do Pacijus
13/11/2020 15:13