Dourados – MS segunda, 14 de junho de 2021
Dourados
26º max
12º min
Evento

Concurso Miss e Mister Indígena/2016 acontece hoje

13 Abr 2016 - 06h00
Pelo regulamento, podem participar do concurso meninas e meninos, nas idades entre 15 a 23 anos. - Crédito: Foto: DivulgaçãoPelo regulamento, podem participar do concurso meninas e meninos, nas idades entre 15 a 23 anos. - Crédito: Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, será realizado o concurso Miss e Mister Indígena/2016. O evento acontece a partir das 18h, nas dependências da Vila Olímpica, na Aldeia Jaguapiru. Nesta 6ª edição foram feitas 45 inscrições, mas na seletiva 20 candidatos foram selecionados, sendo dez meninos e dez meninas, conforme prevê o regulamento.


A seleção aconteceu no último sábado, no Espaço Tio Nico, na Aldeia Jaguapiru. A seletiva reuniu os organizadores do concurso, familiares e amigos dos inscritos. O concurso é realizado pela prefeitura, através da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (Ceaid). Pelo regulamento, podem participar do concurso meninas e meninos, nas idades entre 15 a 23 anos, que residem nas aldeias de Dourados (Bororó, Jaguapiru e Panambizinho) e que sejam das etnias terena, guarani-kaiowá e guarani-nhandéwa. Um dos critérios do concurso é que o concorrente tem que ser filho de indígenas, não deve ter filhos.


Os vencedores vão receber a faixa dos jovens Amirele Porto Machado, 17 anos, e Diogo de Souza, 18 anos, ambos da etnia guarani e residentes na aldeia Jaguapiru, que venceram a 5ª edição do concurso Miss e Mister Indígena/2015.


O concurso sempre acontece um dia antes do inicio do Seminário Regional dos Povos Indígenas, que este ano está em sua 3ª edição e que vai acontecer entre os dias 14 e 15, na Aldeia Jaguapiru. Este ano o tema é: "Dinâmica da Cultura Indígena no Século XXI".


De acordo com a assessora técnica da Ceaid, Itaciana Santiago, o objetivo do evento é discutir propostas visando melhorar a política pública para a população indígena de Dourados. Hoje são algo em torno de 15 mil indígenas existente nas aldeias Jaguapiru e Bororó, considerada o maior contingente populacional do País, concentrada em uma área de 3.500 hectares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Bebês e Crianças

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS

17/05/2021 15:39
Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Últimas Notícias