Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Espetáculos

Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro começa na quarta-feira

15 Ago 2016 - 10h20
Espetáculo “Cheiro de Chuva” do Núcleo Cena Viva de Dourados vai ser encenado no Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro. - Crédito: Foto: DivulgaçãoEspetáculo “Cheiro de Chuva” do Núcleo Cena Viva de Dourados vai ser encenado no Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro. - Crédito: Foto: Divulgação
Com encenações em 48 municípios do Estado, começa na próxima quarta-feira mais uma maratona de apresentações teatrais gratuitas do Circuito Sul-Mato Grossense de Teatro. Na temporada 2016 estão previstas apresentações em teatros, espaços alternativos, ruas e praças do interior.


Por meio de edital, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul selecionou 10 espetáculos teatrais de grupos com atuação comprovada no Estado em três diferentes categorias: peças para adultos, infância e juventude para teatros, espaços adaptados ou alternativos que necessitem exclusivamente de recursos de iluminação cênica; espetáculos de rua ou circenses que possam ser apresentados em espaços abertos (ruas, praças, pátios de escolas, ginásios, quadras de esporte) e encenações adultas ou infanto-juvenis para quaisquer espaços, desde que não necessitem exclusivamente de iluminação cênica.


Se apresentarão durante o Circuito na modalidade teatros e espaços cênicos os espetáculos "Os Guardiões", do Teatral grupo de Risco; Dourados estará representado com "Cheiro de Chuva", do Núcleo Cena Viva, "Quem Matou o Morto?", da Cia Theastai; "Subcutâneo", do Teatro de Dois e "Os Malefícios do Tabaco", do Grupo Identidade Teatral (categoria I).


Já na categoria espetáculos de rua as atrações são "Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno", do Teatro Imaginário Maracangalha, "Os Corcundas", do Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas, "Cadê?", do Instituto de Educação, Desenvolvimento Humano e Institucional e Tradicional "Pocket Show", do Circo Le Chapeau.


Dentro da modalidade de espetáculo adulto ou para infância e juventude que possa ser apresentado em quaisquer espaços, desde que não necessitem exclusivamente de estrutura de iluminação cênica, foi selecionada a peça "E o Meu Cabelo Arrepiou", da Cia. Maria Mole, de Corumbá.


"O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro nos dá um orgulho tremendo. Valoriza os nossos grupos e leva aos pequenos municípios, sem muita tradição de atividades culturais intensas, novas oportunidades culturais. O público ganha a possibilidade de assistir uma atração teatral gratuita e os artistas a viabilidade de conhecer lugares, pessoas e ampliar seus processos criativos. Um intercâmbio que é importante para a valorização da nossa identidade", avalia o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe.


O projeto Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro divulga as produções do Estado e estimula a Cultura. Fomenta a formação de plateia e o surgimento de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios entre os participantes. De acordo com o coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, Márcio Veiga, o projeto já passou por 60 cidades e contemplou um público aproximado de 85 mil pessoas. Ao todo 42 grupos teatrais encantaram os participantes em 275 apresentações.


"O Circuito possibilitou uma melhor visualização do que é produzido no Estado, já que muitas peças não são vistas no interior por falta de espaços. O projeto aproxima o espetáculo da platéia", explica."O projeto já é executado há alguns anos. Porém, nesta gestão ele foi intensificado. Chegaremos nesta edição a 48 municípios. Além disso, todos os espetáculos foram selecionados por edital aberto, transparente, com ampla atuação do setorial na definição das diretrizes", acrescenta o secretário Renato Roscoe.

Serviço


Outras informações no Núcleo de Teatro da Funda-ção de Cultura, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 4º andar, centro, ou pelos telefones (67) 3316-9172 ou 3316-9173.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Cidades

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil

31/01/2024 10:30

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Últimas Notícias