Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
27º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

Cineclube UFGD

01 Mar 2016 - 06h00
“Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, abre a temporada 2016 do Cine UFGD; produção vai ser exibida na quarta-feira 
na unidade 2. - Crédito: Foto: Divulgação“Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, abre a temporada 2016 do Cine UFGD; produção vai ser exibida na quarta-feira na unidade 2. - Crédito: Foto: Divulgação
O projeto de extensão Cineclube da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para as sessões de cinema de 2016. A novidade desse ano é a ampliação do público e dos debates sobre cinema regional, nacional e internacional, com exibições tanto na unidade 1 quanto na unidade 2 da UFGD.


As primeiras sessões serão nesta semana: quinta-feira tem exibição do filme “O Som ao Redor” (2012), de Kleber Mendonça Filho, e sábado é a vez do longa “Que Horas Ela Volta?” (2015), dirigido por Anna Muylaert.


As sessões na unidade 2 serão realizadas pelo Grupo de Estudos InterArtes e ocorrerão toda quinta-feira, às 15h, na sala 7 da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (Facale), na Cidade Universitária. Já as sessões na unidade 1 são realizadas pela diretoria do Cineclube UFGD e continuam aos sábados, às 17h, no Cineauditório da Reitoria (Rua João Rosa Gões, 1761, Vila Progresso).


As inscrições são úteis para os estudantes que precisam de carga horária de atividade complementar. No entanto, todas as sessões são abertas ao público, sem necessidade de inscrição, com o objetivo de democratizar o acesso e de promover a reflexão sobre cinema, especialmente sobre as produções brasileiras e latinas.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local da sessão ou por e-mail, enviando o nome completo e número de telefone para [email protected]. O controle da frequência será feito a cada sessão e os participantes terão direito a certificado de extensão a partir de 40 horas de participação, ou seja, 20 sessões de Cineclube, na unidade 1 e/ou na unidade 2. Por isso, as inscrições não tem data de encerramento, já que o parâmetro do certificado são as 40 horas.


Mais parcerias serão realizadas com outros projetos de cinema da universidade, como o Direito e Cinema, por exemplo, para que o participante possa conhecer os variados projetos e aproveitar essa atividade no certificado do Cineclube.

Retratos


Em “O Som ao Redor”, o diretor Kleber Mendonça Filho” comprova que é um profissional a ser observado no cinema brasileiro.


Diante de uma onda de violência, os moradores de uma pacata rua na zona sul do Recife decidem contratar o serviço de seguranças particulares para vigiarem as redondezas. Liderados por Clodoaldo (Irandhir Santos), os vigilantes assumem posição importante na região, caindo nas graças, inclusive, do misterioso Francisco (Waldemar José Solha), que é uma espécie de coronel dos dias de hoje, contando com inúmeros imóveis na área e exercendo muita influência no bairro. Esta é a premissa principal da produção, mas a verdade é que o filme é muito mais que isso. Segundo avaliação do Cine Web, Mendonça Filho faz um retrato poucas vezes visto da classe média brasileira, destacando personagens que se revoltam, mas que não perdem tempo tomando atitude contra o ato que lhe causou revolta. Isso fica evidente na ótima sequência da reunião de condomínio, em que um morador se diz contra uma demissão para, logo em seguida, abandonar a reunião por causa de outros compromissos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias