Dourados – MS segunda, 13 de julho de 2020
Dourados
31º max
19º min
Respeito à Vida/ALMS (Ramal)
Bebês e Crianças

Biblioteca Isaías Paim investe em acessibilidade

29 Fev 2016 - 08h35
Servidores e participantes receberam oficina e ações. - Crédito: Foto: Daniel ReinoServidores e participantes receberam oficina e ações. - Crédito: Foto: Daniel Reino
Uma das dez contempladas em todo o país no ano passado para integrar o projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas”, do Ministério da Cultura, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, de Campo Grande, recebeu na semana passada, equipamentos novos para atender o público com deficiência visual, como projetores, acervo de mais de 300 filmes com adaptação da Linguagem Brasileira de Sinais, impressora para formato Braille, entre outros.


Servidores da Biblioteca e participantes receberam uma oficina e ações inclusivas de capacitação especializada, orientada e dirigida por técnicos do projeto Mais Diferenças, para o manejo dos equipamentos. O projeto é realizado junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul e tem como proposta melhorar e ampliar a acessibilidade e a inclusão nestes espaços de cultura, informação e comunicação, bem como para atrair o público com deficiência.


Para o consultor técnico de formação, Pedro Moreira Berti, que ministrou o “Treinamento de Tecnologia Assistida”, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim servirá de exemplo para a região e país. “Foram apenas dez bibliotecas em todo o país contempladas e com certeza aqui nesta cidade a Isaías Paim servirá de modelo para as demais nos municípios do interior e no Brasil. Viemos aqui entregar o projeto, mas são os funcionários deste local e os demais envolvidos que tocarão para frente sendo os responsáveis pelo seu desempenho”, afirmou Pedro.


Em 2014 o Ministério da Cultura iniciou o Projeto Acessibilidade em Bibliotecas, executado pela Oscip “Mais diferenças”. Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, 23,9% da população brasileira, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência (visual, auditiva, intelectual, física ou múltipla).


Os materiais recebidos são: impressora braile index/basic d v4, linha braile freedom/focus 40 blue, scanner com voz freedom/sara PC, máquina de escrever em braile (mecânica) perkins/clássica, livros em braile e filmes com áudio descrição, além de dois notebooks e dois tabletes com softwares e aplicativos especializados.


Segundo o coordenador do sistema estadual de bibliotecas públicas, Fábio Queiroz, a Tecnologia Assistida vai democratizar o ambiente da biblioteca, inserindo-a num contexto atual e reduzindo barreiras. A ideia é também levar o exemplo aos 79 municípios do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
ESPECIAL DIA DAS MÃES

Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados

10/05/2020 09:17
Modernas, mães tornam-se influenciadoras digitais de sucesso em Dourados
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Covid-19

Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada

19/04/2020 10:23
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
Últimas Notícias