Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
31º
UEMS - Pantanal
SAÚDE

Baixos níveis de vitamina D pode acarretar câncer de rim segundo meta-análise

30 Mar 2016 - 14h43Por Do Progresso
Falta de vitamina D aumenta o risco de câncer de rim, segundo estudo
Foto: Divulgação - Falta de vitamina D aumenta o risco de câncer de rim, segundo estudo Foto: Divulgação -
O aumento no câncer de rim pode estar relacionado ao baixo nível de vitamina D, foi o que concluiu uma meta-análise que apontou um risco de 21% de chances de ter o órgão afetado por falta dessa vitamina.

O câncer de rim, também conhecido como câncer renal, é o 13º tipo mais comum de câncer no mundo com mais de 50.000 novos casos registrados a cada ano. Como várias outras condições crônicas, fatores de risco para esta doença incluem o tabagismo, hipertensão, obesidade e herança genética.

Estudos anteriores ligaram o status da vitamina D com vários tipos de câncer, incluindo de mama, próstata, colorretal e câncer de rim. A investigação avaliou a relação entre a vitamina D e câncer de rim; No entanto, os resultados tem sido pouco claros e muitos têm solicitado por uma análise mais quantitativa sobre os efeitos que a vitamina D pode ter sobre esta condição.

Devido aos resultados inconclusivos sobre a relação entre a vitamina D e câncer de rim, um grupo de pesquisadores realizaram uma meta-análise, a fim de explorar ainda mais essa relação. O design de meta-análise desempenha um papel importante na pesquisa, pois condensa os resultados de vários estudos relevantes e cria uma análise abrangente dos resultados com base na significância estatística.

Todas as pesquisas disponíveis sobre o tema foram compiladas e incluídas na análise se os seguintes critérios foram atendidos:

O estudo é originária e conduzido apenas em seres humanos.
Os pesquisadores avaliaram a correlação entre a 25-hidroxivitamina D circulante e risco de câncer de rim.
O design do estudo é caso-controle aninhado ou estudo prospectivos de coorte.
Um total de 9 estudos (dois de coortes prospectivos e 7 caso-controles aninhados) com um total de 130.609 participantes e 1.815 incidências de câncer de rim se ajustam aos critérios e, portanto, foram incluídos na análise. Os pesquisadores constataram que um maior nível de vitamina D foi associado com uma redução do risco de 21% do câncer de rim. Níveis séricos de 25(OH)D foram inversamente associados com a incidência de câncer de rim na Europa. No entanto, essa relação não foi significativa para os estudos nos Estados Unidos, sugerindo um potencial papel da influência da latitude sobre o status da vitamina D e o risco de câncer de rim.

Conclusão
"Nossas descobertas atuais sugerem que níveis circulantes mais elevados 25-hidroxivitamina D poderiam reduzir o risco de câncer de rim em 21%."

É importante observar os pontos fortes e limitações para este estudo. O tamanho grande da amostra e os rígidos critérios de inclusão aumentaram a força dos resultados. Além disso, nenhuma heterogeneidade óbvia foi observada entre os estudos selecionados, ou seja, as pesquisas foram semelhantes, uma vez que os estudos não têm qualquer variação significativa no design ou resultados.

Os estudos individuais são ajustados para fatores de confusão importantes, como idade, sexo e tabagismo; No entanto, os pesquisadores notaram que outros fatores de confusão desconhecidos não puderam ser contabilizados. Além disso, os estudos foram conduzidos em países bem desenvolvidos, ou seja, os resultados podem não ser representativos da população em geral fora dessas regiões. Além disso, o design observacional dos estudos incluídos comprovam somente associação, e não causalidade.

Mais estudos prospectivos em larga escala e ensaios clínicos randomizados são necessários para continuar a estabelecer a relação entre a vitamina D e câncer de rim.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias