O poeta Reynaldo Jardim - Crédito: Foto: Divulgação
O jornalista e poeta Reynaldo Jardim morreu por volta das 23h30 desta terça-feira (1) no Hospital do Coração de Brasília, onde estava internado. A assessoria de imprensa do hospital informou que a causa da morte foi o rompimento de um aneurisma na artéria aorta.
Reynaldo Jardim nasceu em São Paulo, tinha 84 anos, e residia com a mulher e os três filhos, em Brasília. O velório será realizado no Teatro Nacional Cláudio Santoro e o enterro, ainda nesta quarta-feira no cemitério Campo da Esperança, na capital federal.
#####Perfil
Nos anos 60, o jornalista Reynaldo Jardim foi diretor de telejornalismo da TV Globo, inaugurada em abril de 1965.
Antes, havia criado, nos anos 50, o \"Suplemento Dominical do Jornal do Brasil\", que mais tarde deu origem ao suplemento cultural \"Caderno B\". Em 1964, deixou o \"Jornal do Brasil\" e tornou-se diretor da revista \"Senhor\". Também criou o jornal \"O Sol\".
Como poeta, Reynaldo Jardim deixou os livros \"Paixão segundo Barrabas\", \"Maria Bethânia Guerreira Guerrilha\", \"Joana em flor\", \"Viva o Dia\" e \"Cantares Prazeres\".
Seu último livro, publicado em 2010 (\"Sangradas Escrituras\"), ficou em segundo lugar na categoria Poesia do 52º Prêmio Jabuti. A obra traz uma compilação de 64 anos de trajetória reunida em 1.200 páginas de poemas.
(g1)