Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
28º
UEMS - Pantanal
Arquitetura & Decoração

Veja como utilizar a sacada com criatividade

26 Out 2015 - 10h58
Sacada pode ser um espaço interessante e tudo depende da sua criatividade e o que a família mais gosta de fazer. - Crédito: Foto: IlustraçãoSacada pode ser um espaço interessante e tudo depende da sua criatividade e o que a família mais gosta de fazer. - Crédito: Foto: Ilustração
Em alguns edifícios pode ter o nome de sacada, terraço ou balcão. Seja como for o ambiente ganha destaque e status de cômodo de convivência. Por tudo isso, a varanda é um dos ambientes que tem recebido atenção extra no momento de decorar o apartamento.


Pequenas ou grandes, podem ter função de espaço gourmet ou ambientar um pequeno jardim, em apartamentos de alto padrão chegam até a receber um ofurô (pequena banheira de madeira).


Por isso a sacada pode ser um espaço para se descansar, ler um livro, brincar com seus filhos, ter um jardim, ou até mesmo cozinhar ou dormir. Tudo depende da sua criatividade e o que você mais gosta de fazer.


A primeira dica é estar atento às normas de condomínio, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Corpo de Bombeiros, quando o assunto for fechamento da varanda.


Em muitos edifícios, os condôminos decidem por envidraçar a sacada para aproveitar o espaço como prolongamento da sala de estar.


Neste caso existem regras que devem ser seguidas na escolha do tipo do vidro e das esquadrias já que haverá impacto na estética da fachada.

Luz


As sacadas, quando são integradas à sala, deixam o ambiente muito mais iluminado, aproveitado toda a luz natural. Para otimizar a luz mesmo em locais frios, o vidro, tanto na sacada como nas portas entre esse espaço e a sala de estar, é a melhor pedida para aproveitar e valorizar esses ambientes.


À noite, para também extrair o melhor deste espaço, pense em que tipo de iluminação e sensação você irá querer reproduzir na sacada - um local mais relaxante, uma iluminação de apoio, talvez somente decorativa.
Cada sacada pode comportar um perfil diferente, dependendo do uso que ali será feito. Lembre-se de levar em conta a insolação, o tamanho, sem esquecer as edificações ao redor dela também.

Cuidado


Cuidado para não entulhar sua sacada com muitos móveis. Facilite a circulação de pessoas e pense em como distribuí-los da melhor forma para que se possa aproveitar a vista do local.


Caso a vista não seja boa, você pode se voltar para um jardim ou até mesmo um espaço gourmet, voltado para uma churrasqueira ou um forno.


Procure colocar móveis claros, pois se sua sacada for pequena, dará sensação de espaço amplo. Mais do que se fossem utilizados móveis escuros.


Uma maneira fácil de transformar sua sacada em um lindo jardim, é fazer uma parede se transformar em um jardim vertical.


Você pode forrar a parede com um painel de madeira e pendurar vazinhos de plantas, que podem ser desde espécies decorativas até temperos para usar na sua comida, feita ali mesmo, na sacada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias