Dourados – MS terça, 22 de setembro de 2020
Dourados
27º max
14º min
TURISMO

Roteiro da Adventure Week Pantanal & Bonito aborda grandes temas

30 Mar 2016 - 11h59
Roteiro da Adventure Week Pantanal & Bonito aborda grandes temas. - Crédito: Foto: Raquel dos Passos/DivulgaçãoRoteiro da Adventure Week Pantanal & Bonito aborda grandes temas. - Crédito: Foto: Raquel dos Passos/Divulgação
Principal lugar turístico de Mato Grosso do Sul, e pioneiro na sustentabilidade, Bonito é exemplo de charme, limpeza e reconhecimento nacional e internacional. Bonito soma uma área ampla e preservada na natureza que vale a pena ser visitada. Na cidade vários projetos sustentáveis fortalecem o vínculo de preservação e a comunidade local.

Durante o evento internacional Adventure Week Brazil – Pantanal & Bonito, operadores e jornalistas norte-americanos e europeus conhecerão os atrativos turísticos dos destinos. Dentro dos roteiros estabelecidos estão atrativos naturais, culturais, gastronômicos e de projetos sustentáveis, como a Casa do Vidro, com sede na cidade de Bonito, que desde 2014 trabalha com a destinação sustentável das embalagens de vidro.

Realizado pela primeira vez no Brasil o evento acontecerá em Bonito e no Pantanal, entre os dias 6 e 15 abril, e oferecerá a operadores e jornalistas atividades relacionadas ao Ecoturismo e Turismo de Aventura, através de passeios, palestras e rodadas de negócios. A Adventure Week reunirá 15 operadores de viagens, que conhecerão os destinos turísticos a serem trabalhados nos países emissores e cinco jornalistas especializados no segmento. O evento já ocorreu no Equador, Chile, Balcãs e México.

Para preservar os atrativos naturais, o patrimônio e os bens culturais, empresários têm investido em boas práticas sustentáveis. Conforme o proprietário da Casa do Vidro, Carlos Cardinal de Jesus Neto, a responsabilidade sustentável está na destinação correta do vidro.

Entre os principais parceiros estão a comunidade local, a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, a IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), hotéis, atrativos e restaurantes. "A destinação dos resíduos é uma preocupação de todos e a continuidade desse trabalho faz com que, o que seria descarte final, resista a mais uma fase sendo reutilizado", destaca.

A fábrica recebe mensalmente cerca de cinco mil recipientes de vidro todos têm destinação adequada na linha de produção. De acordo com o empresário, a sustentabilidade e a criatividade são os pilares do trabalho. "A sustentabilidade é nossa maior responsabilidade buscamos a parceria da comunidade e de vários setores. A Casa do Vidro hoje é um ponto de coleta, recebemos qualquer objeto de vidro, desde frascos de remédio, de alimentos, perfumes e bebidas", ressalta Carlos.

Mesmo com grande número de embalagens de vidro doados pelos colaboradores, todos são acondicionados de forma responsável para evitar o acúmulo de água, que consequentemente são retirados da área urbana, colaborando com o combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da dengue e outas doenças.

No ano passado, a Casa do Vidro conquistou o segundo lugar na categoria "Parceiros do Trade", com o trabalho "Vidro não é Lixo", durante o 4º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na Convenção Braztoa 2015, no Rio de Janeiro. Organizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a premiação reconhece as melhores iniciativas de sustentabilidade de toda cadeia turística do país.

Adventure Week Brazil- Bonito & Pantanal

O evento internacional de negócios, divulgação e promoção do turismo de Corumbá e Bonito é realizado pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e apoio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), prefeituras de Corumbá e Bonito. O objetivo da ação é promover e apoiar a comercialização e a divulgação do Turismo de Aventura no exterior.

A ATTA é uma organização global dedicada a unificar, promover e estabelecer um crescimento responsável no mercado do turismo de aventura. A associação, sediada nos Estados Unidos, conta com rede de empresas e instituições envolvidas com o turismo de aventura com mais de 1.100 associados em 95 países.

Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Branding em Arquitetura
Variedades

Branding em Arquitetura

30/07/2020 14:38
Branding em Arquitetura
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Exposição

Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz

30/07/2020 14:35
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Últimas Notícias