Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
23º
Arquitetura & Decoração

O toque rústico das madeiras de demolições

14 Mar 2016 - 06h00
Dormentes passam por um tratamento de qualidade. - Crédito: Foto: DivulgaçãoDormentes passam por um tratamento de qualidade. - Crédito: Foto: Divulgação
Ela é amada por decoradores e designers de interior. Mais do que isso, ela desperta a admiração e os olhares de moradores e convidados que adentram os lares onde ela se faz presente. A madeira de demolição deu as caras como uma maneira sustentável de pôr em prática uma linha decorativa tradicional e muito usada: pontuar os ambientes com a sobriedade dos tons amadeirados. O destaque dentre as demais aplicações surge por meio de suas características visuais e produtivas, já que é concebida a partir de produtos já retirados da natureza décadas atrás, já que, como o próprio nome já revela, ela é retirada de demolições de casas antigas, evitando o corte de novas árvores e dando o devido valor e reconhecimento às espécies raras e de beleza inigualável da flora brasileira.


Mas peças de madeira aproveitadas como peças decorativas hoje em dia não vêm exclusivamente de antigos projetos arquitetônicos rústicos desfeitos. Os dormentes de madeira, peças que compuseram o centro das linhas ferroviárias brasileiras à época em que o meio de transporte era o mais utilizado no país, foram substituídos com o tempo, e devido a seu formato e qualidade, começaram a ser aplicados como acessórios decorativos nos ambientes.


Os dormentes de madeira são, geralmente, retirados de linhas ferroviárias e, ao serem sustituídos, são reaproveitados no mercado de decoração.


Antes de serem originalmente utilizados sob os trilhos dos trens, os dormentes passam por tratamento químico e um "cozimento" que é feito em elevada temperatura e pressão para que em seu uso ele possa durar mais tempo e por consequência alongue mais seu ciclo ate a troca. As medidas dos dormentes de madeira são padronizadas e tem 17x24cm com 2,80m comprimento e e são comercializados de acordo com o numero de faces.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias