Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Arquitetura & Decoração

Madeiras velhas dão o clima de nostalgia e beleza

14 Mar 2016 - 06h00
Madeira de demolição é atualmente no Brasil uma forma de expressão na realização de um projeto arquitetônico. - Crédito: Foto: DivulgaçãoMadeira de demolição é atualmente no Brasil uma forma de expressão na realização de um projeto arquitetônico. - Crédito: Foto: Divulgação
Madeira de demolição é uma forma nobre de expressão na realização de um projeto arquitetônico, desde o mais simples até o mais sofisticado, pois seu objetivo de trabalhar o contraste entre o antigo e o moderno é realçado, resultando em belíssimos trabalhos, com elegância e responsabilidade ecológica.


Grande parte dos trabalhos executados com madeira de demolição parte da genialidade de grandes mestres da arquitetura, engenharia ou decoração, projetando design contemporâneo com traços antigos a acabamentos finos nos mais diversos materiais envelhecidos ou restaurados. Com a mão de obra especializada de marceneiros e artesãos amantes da profissão pode-se com a madeira de demolição transformar os mais desafiadores projetos em obras primas da construção civil.


O Brasil é um país reconhecido pela qualidade de seu trabalho em peças e design de ambientes utilizando madeira de demolição, exportando sua mão de obra e seus produtos para variados mercados do mundo, como Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, pois como em muitos outros setores, nosso país é melhor visto e apreciado por mercados de fora, do que pelo seu próprio povo com uma gigantesca capacidade de absorver a produção nacional. Podemos destacar o grande esforço de profissionais conscientes, tanto no quesito estética, modernidade, quanto na responsabilidade social, que vem travando bravas lutas contra o desmatamento, bem como o uso indiscriminado da madeira, como sendo uma forma indireta de destruição da natureza.


Outra fonte da madeira de demolição, esta nas cidades onde as casas em sua maioria eram construídas de madeira, que com o passar do tempo, vão sendo substituídas por casas de alvenaria.


Diante de toda essa transformação de valores ligados a produtos ecologicamente corretos, podemos acompanhar o crescimento absurdo da demanda por produtos deste tipo, sendo a madeira de demolição um dos itens com forte destaque, por aliar um estilo nobre, ecologicamente correto, e que após o trabalho de mãos talentosas espalhadas pelo Brasil, vem a se transformar em variadas obras de arte.


A madeira de demolição mais comercializada atualmente é a peroba rosa de demolição, uma matéria-prima proveniente da região sul do país, onde se fazia uso em massa desta madeira na construção civil, tanto na estruturação quanto nos revestimentos, inclusive no fechamento de paredes internas e externas das arquiteturas.


Os benefícios do uso da madeira de demolição são diversos. O primeiro e mais importante benefício esta ligado ao apelo social que estamos vivendo no momento, com relação a preservação do planeta e ao uso de produtos sustentáveis.


Outro ponto positivo é a possibilidade do desenvolvimento e execução de projetos com uso de madeira de lei, matéria prima nobre que hoje não podemos mais encontrar no mercado pela extinção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias