Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
14º
Arquitetura & Decoração

Cores que renovam

04 Jan 2016 - 10h45
Utilização de cores fortes em ambientes internos depende também da qualidade da tinta escolhida na hora da compra. - Crédito: Foto: DivulgaçãoUtilização de cores fortes em ambientes internos depende também da qualidade da tinta escolhida na hora da compra. - Crédito: Foto: Divulgação
Com a chegada de um novo ano, sempre surge aquela vontade de transformar a casa. E a necessidade de uma decoração vai além de um ambiente mais colorido e aberto para receber os amigos e a família. Preparar a casa em sintonia com as nossas aspirações para a etapa que se inicia também é importante. Na noite de ano novo temos o hábito de vestir a cor símbolo do principal sentimento que desejamos. Sabendo da importância desses ciclos de recomeço e mudança na vida das pessoas, a consultora de cores e decoração, Ana Kreutzer, preparou um ritual de renovação que vai além da noite de réveillon e se faz presente todos os dias daquele ano na casa de cada um. “Por que não escolher a cor que representa o seu principal desejo para o ano de 2016 e trazê-la para perto de você na decoração do lar?”, questiona.
Segundo Ana, essa cor pode ser usada em uma parede pequena ou objeto de destaque na decoração. “A cor eleita para 2016 é o verde refrescante - água marinha -, que transmite equilíbrio, tranquilidade e segurança. É também uma variação de tonalidade da pedra de mesmo nome, representante da tropicalidade brasileira. Ela também tem efeitos terapêuticos, como acalmar, aumentar a criatividade, clarear a percepção e desenvolver a tolerância em relação ao outro. É uma tonalidade muito indicada para meditação e outros aspectos de equilíbrio tão desejados nos dias de hoje”, sugere a consultora.

Veja abaixo algumas cores e seus significados

Amarelo


Cores de tinta: pólen, amarelo bandeira. Significado: energia, sorte, riqueza, alegria;

Laranja


Cores de tinta: papoula, telha nova. Significado: otimismo, expansão, sociabilidade, diversão;

Vermelho


Cores de tinta(diversos tons). Significado: paixão, coragem, vitalidade, amor;

Violeta


Cores de tinta: violeta vapor, jardim de infância. Significado: proteção, equilíbrio, espiritualidade;

Azul


Cores de tinta: azul Royal, Oceano Pacífico, geleiras.Significado: confiança, tranquilidade, calma, paciência

Verde


Cores de tinta: samambaia, verde-cristalino, verdite.Significado: prosperidade, equilíbrio, saúde, renovação
Na hora de realizar o acabamento da construção, uma reforma ou ainda a decoração do ambiente, a variedade de tintas nas lojas de materiais de construção surpreende. A escolha fica mais fácil a partir do momento em que se conhece cada tipo de tinta.


Látex ou PVA


Tinta feita à base de água, geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa lavabilidade, ou seja, não resiste à limpeza constante.


Acrílica


Também é uma tinta feita à base de água. É indicada para pinturas internas e externas. Há no mercado uma grande variedade de tintas acrílicas. Entre elas, destacam-se as emborrachadas: indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede da umidade. As laváveis, também são bem recomendadas, elas têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com grande tráfego de pessoas ou locais onde há crianças.


Tintas sem cheiro: São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizadas na pintura de ambientes internos.

Esmalte


Muitos esmaltes são feitos a partir de solventes, assim apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias