Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Arquitetura & Decoração

Apartamento com terraço e horta ganha ares e ambiente de casa

11 Jan 2016 - 09h35
Retirada da porta de correr entre essa varanda e a sala liberou a circulação entre os ambientes. - Crédito: Foto: DivulgaçãoRetirada da porta de correr entre essa varanda e a sala liberou a circulação entre os ambientes. - Crédito: Foto: Divulgação
Carol e Bruno têm apenas um ano de casados e já guardam muitas lembranças no apartamento de 112 m², na Vila Madalena, em São Paulo, para onde se mudaram em dezembro passado.Os dois cuidaram de cada detalhe, acompanhando de perto a reforma feita pelo DT Estúdio. “Nós queríamos morar em casa térrea, mas desistimos quando Bruno, que é advogado, passou a viajar muito a trabalho, porque eu ficaria sozinha”, conta Carol, que trabalha em uma empresa de pesquisa de marketing.


“Tivemos a sorte de encontrar esse apartamento com um terraço incrível”, diz a moradora. “É perfeito para nós, que adoramos plantas e cozinhar para os amigos”, conta o casal. O grande potencial do apartamento estava mesmo na área externa, segundo o arquiteto Marcelo Nunes. Por ficar no primeiro andar, tinha o terraço na lateral de 20 m², além da varanda igual à das outras unidades do prédio.


“As portas de correr facilitaram a ampliação dos cômodos e a integração com o exterior”, explica ele. O primeiro passo foi fechar a varanda com painéis de vidro para criar a cozinha gourmet. Como não havia ponto de gás, um fogão elétrico foi instalado na bancada.


A retirada da porta de correr entre essa varanda e a sala liberou a circulação entre os ambientes. Na área íntima, havia três quartos e três banheiros, incluindo os da suíte. Um dormitório virou escritório e o banheiro próximo da área social, lavabo.


Os outros quarto e banheiro foram unidos à suíte para formar a máster do casal, com 22 m². “Ficou com banheiros separados, como eles queriam”, diz o arquiteto Luís Bernardini, sócio no DT Estúdio.


Mas para o casal nada supera a conquista da estante de concreto moldada na sala de estar. “É quase uma obra de arte.


Seu Onofre passou aqui 40 dias cortando os moldes de madeira para criar essa peça, que é única e linda, feita especialmente para nosso apartamento”, diz Carol.


Desde a elaboração do projeto, ela e Bruno começaram a comprar os móveis que queriam para o apartamento. “Eu tinha medo que ficasse com cara de loja. Por isso, busquei peças de design diferentes, misturei com outras simples e antigas, doadas por minha sogra, como o sofá Chesterfield que colocamos nos pés de nossa cama”, conta a moradora.


A maioria das luminárias veio aos poucos na bagagem de Bruno, em muitas de suas viagens ao exterior.
A primeira compra deles foi o sofá verde da sala, que influenciou na escolha de outras cores, como a do armário da cozinha, que recebeu piso em tons de cinza.


Para contrastar, usaram tecido cor de laranja nos pufes da mesa de centro. No quarto, eles pediram tons de azul, que são relaxantes. Por fim, entraram quadros que Bruno coleciona desde a infância. “Tem um pouco de nós em cada peça. Gostamos de olhar para elas e lembrar o que já vivemos”, diz Carol.

Horta em casa


No jardim, no beiral da janela ou em um vasinho: não importa. Temperar a comida com ervas colhidas na sua casa não tem preço.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Revestimentos decorativos para paredes: Escolha o melhor material para seu projeto

21/03/2024 11:57
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Carnaval

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande

12/02/2024 21:00
Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária de Campo Grande
Últimas Notícias