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Alimentação pode minimizar os efeitos nocivos do sol aos olhos

08 Dez 2018 - 08h20Por EFE
Alimentação pode minimizar os efeitos nocivos do sol aos olhos - Crédito: Photo by Ethan Robertson on Unsplash Crédito: Photo by Ethan Robertson on Unsplash

Com a chegada do verão, as pessoas tendem a se expor mais ao sol, por frequentar espaços abertos, como praias, parques e piscinas. Para a proteção dos olhos, normalmente utiliza-se óculos de sol ou algum tipo de chapéu. Contudo, segundo o médico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, os cuidados com a visão começam na mesa, a partir da adoção de uma dieta rica em nutrientes e antioxidantes.

A exposição dos olhos aos raios ultravioleta (UV) pode provocar diversos problemas, como a catarata, que atinge mais 25% dos brasileiros maiores de 50 anos, o ressecamento das lágrimas e a degeneração macular, que pode levar à cegueira.

Segundo Queiroz Neto, as doenças oculares tem se tornado mais comuns em virtude da exposição ao sol sem óculos que bloqueiam 100% dos raios UV, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, que possuem luz azul, e o aumento de portadores de diabetes, doença que favorece a catarata.

De acordo com dados do instituto Penido Burnier, cerca de 80% dos pacientes desconhecem os alimentos protegem os olhos dos raios ultravioleta (UV). Veja abaixo, por grupos de ação, quais são eles, segundo o Instituto dos Olhos dos Estados Unidos:

Cereais integrais, amêndoas, amendoim e avelã: funcionam como um bloqueador dos efeitos da luz solar por conterem vitamina E, um potente antioxidante que evita a formação precoce de catarata e a degeneração macular.

Cenoura, abóbora, mamão e goiaba: são ricos em vitamina A, nutriente essencial para a saúde ocular. O primeiro sinal de deficiência de vitamina A é a cegueira noturna e o ressecamento dos olhos, que causa o turvamento da visão. A deficiência também pode causar danos na retina e conjuntivite, devido à queda da imunidade. Para melhorar a absorção é recomendável incluir na alimentação fontes de zinco, como frutos do mar, carne, ovos, tofu e gérmen de trigo.

Semente de linhaça, sardinha e salmão: combatem o ressecamento dos olhos, por conterem ômega 3.

Folhas escuras, milho, cenoura e nabo: contêm luteína e zeaxantina, substâncias encontradas na parte central da retina, a mácula. Protegem os olhos, absorvendo o excesso de luz, e evitam a aterosclerose, acúmulo de gordura nas paredes internas dos vasos oculares.

Tomate, vinho tinto, frutas cítricas, mirtilo e amora: protegem os olhos da catarata e da degeneração macular pela ação antioxidante da vitamina C, além de serem ricos em flavonoides, que garantem a boa circulação e saúde dos vasos oculares.

Frutos do mar e castanha do Pará: contêm selênio e podem reduzir o risco de degeneração macular, quando combinados a alimentos ricos em vitamina A, C e E.

Apesar dos aliados contra os danos solares aos olhos, uma alimentação ruim pode prejudicar os efeitos dos raios UV. O consumo excessivo de açúcar, sódio e gorduras saturadas, presentes na carne bovina e no leite, pode surtir efeito contrário ao da lista apresentada.

 

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