Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
33º
UEMS - Pantanal
Tecnologia

Tablet PlayBook chega às lojas dos EUA e Canadá

19 Abr 2011 - 18h40
O PlayBook, tablet da RIM, mesma fabricante do
smartphone BlackBerry - Crédito: Foto: APO PlayBook, tablet da RIM, mesma fabricante do smartphone BlackBerry - Crédito: Foto: AP
A Research in Motion (RIM), produtora dos celulares BlackBerry, lançou seu aguardado computador tablet nas lojas dos Estados Unidos e Canadá nesta terça-feira (20), em batalha para conquistar usuários do iPad, da Apple.

A aposta não poderia ser mais alta para a companhia canadense, que viu o BlackBerry dominar o mercado de celulares inteligentes para depois ver o aparelho enfrentar dificuldades na concorrência contra o iPhone e os diversos aparelhos acionados pelo sistema operacional Google Android.

O lançamento do PlayBook, porém, não contou com críticas positivas; o tablet só permite acesso à internet por rede Wi-Fi e não conta com os aplicativos de e-mail e agenda que são a marca registrada da RIM. O aparelho precisa estar ligado a um BlackBerry para acessar esses serviços. No entanto, redes de varejo como a Staples e a BestBuy afirmam que as pré-encomendas sólidas do aparelho sugerem existir demanda reprimida por uma alternativa de alta capacidade ao iPad.

Cerca de 20 mil lojas nos EUA e Canadá estão oferecendo o PlayBook e o aparelho também será vendido diretamente a empresas.

Alguns observadores dizem que é injusto comparar os concorrentes ao iPad, que iniciou o mercado de tablets ao ser lançado em abril do ano passado. A Apple vendeu quase 15 milhões de iPads em 2010, e a RIM deve vender cerca de 3 milhões de PlayBooks ao longo de um período semelhante em 2011, de acordo com 18 analistas pesquisados pela Reuters.

\"Não é um produto que jogue na mesma liga que o iPad\", disse Al Hilwa, analista da IDC em Seattle. \"A questão é determinar se venderá mais que o Xoom, mas menos que o Galaxy\", disse ele, em referência aos tablets acionados pelo Android produzidos por Motorola e Samsung.

Demonstrando o quanto é difícil gerar entusiasmo semelhante ao dos lançamentos da Apple, a Staples Canada abandonou o plano de abrir suas lojas à meia-noite e optou por um lançamento mais discreto, iniciando às 7h desta terça-feira.

\"Nossa ideia é que faz mais sentido para os clientes empresariais passar pela loja a caminho do trabalho\", disse Pete Gibel, o vice-presidente de vendas da rede. \"Abrir à meia-noite é mais para consumidores pessoa física\".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tecnologia

Dia das Meninas na Tecnologia da Informação: conheça os maiores desafios enfrentados pelas mulheres

25/04/2024 12:15
Transição empresarial para eficiência com IA
Tecnologia

Transição empresarial para eficiência com IA

22/04/2024 17:30
Transição empresarial para eficiência com IA
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Ciência e Tecnologia

ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis

22/04/2024 13:00
ISI Biomassa participa de desenvolvimento de plataforma para criação biodefensivos sustentáveis
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Tecnologia

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

21/04/2024 16:45
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers
Tecnologia

Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers

18/04/2024 15:00
Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers
Últimas Notícias