Por Kate Holton
LONDRES (Reuters) - A News Corp, do magnata Rupert Murdoch, deu um grande passo em suas negociações para adquirir a totalidade das ações da transmissora de TV por satélite BSkyB, por 14 bilhões de dólares, após a Grã-Bretanha aceitar suas propostas para diminuir preocupações com a competição.
A compra permitirá à News Corp evitar uma análise prolongada da operação e começar a negociar os termos do acordo, o mais importante e mais polêmico da empresa na Grã-Bretanha em décadas.
Com a BSkyB consistentemente agregando mais clientes e vendendo mais serviços, analistas disseram que o preço da aquisição irá crescer e a proposta de Murdoch de vender parte de sua emissora Sky News mostra seu desejo de concluir logo o negócio.
\'Murdoch tem mostrado o quanto quer comprar o ativo e o quão rápido quer fazer isso\', disse Tim Daniels, estrategista de mídia da Olivetree Securities.
A News Corp fez uma oferta inicial de 700 pences (1.139 dólar) por ação da BSkyB no ano passado. Os diretores independentes da Sky afirmaram que queriam mais de 800 pences e analistas disseram na quinta-feira que o preço agora deveria ser mais de 900 pences.
\'Sinais de que a News Corp tem pressa sugerem que ela pode pagar de 900 a 1.000 pences para fechar o negócio logo\', afirmou o analista de mídia da Citi, Thomas Singlehurst.
A batalha pela aquisição acendeu um grande debate na Grã-Bretanha sobre a dominância dos veículos da mídia controlados por Murdoch. (G1)