
Em um cenário digital cada vez mais competitivo, a busca pelas primeiras posições nos mecanismos de busca torna-se um grande desafio para as empresas. Estar bem-posicionado frente à concorrência não é só um fator que aumenta a sua visibilidade, mas também pode ajudar diretamente em conversões e oportunidades.
Com isso em mente, a reotimização surge como uma prática que tem o objetivo de manter os conteúdos relevantes, devidamente atualizados e em destaque para o seu público-alvo. Por isso, é uma das estratégias fundamentais para qualquer projeto de SEO. Conheça os principais passos para reotimizar páginas a seguir.
1. Identifique conteúdos para reotimizar
Para identificar conteúdos e páginas que precisam ser atualizados, é possível contar com ferramentas de análise de métricas específicas, como o Google Analytics ou o Semrush. Com elas, dá para encontrar páginas com baixo desempenho no tráfego orgânico e, inclusive, ter à disposição dados referentes à taxa de rejeição e ao tempo de permanência.
Essas métricas são essenciais para avaliar a eficácia de um conteúdo ou a página como um todo. O tráfego orgânico revela o alcance, enquanto a taxa de rejeição e o tempo de permanência indicam o nível de engajamento e a relevância do conteúdo para os usuários.
No processo de reotimização, as prioridades devem ser as páginas que apresentam uma boa base de visitantes, mas que também possuem espaço para melhorias em áreas como palavras-chave, títulos ou estrutura de conteúdo. Isso porque elas possuem um maior potencial de crescimento após as atualizações.
2. Atualize palavras-chave para maior relevância
Uma nova pesquisa de palavras-chave deve ser feita para atualizar um conteúdo. A razão disso é porque, de acordo com as mudanças de comportamento do usuário, novos termos podem ganhar relevância, enquanto há a chance de outros perderem força.
Algumas ferramentas, como o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest, podem ajudar a encontrar termos que sejam relevantes para o seu público. Nelas, você encontrará diversas informações importantes sobre cada uma, como o volume de busca e o nível de concorrência.
Além da palavra-chave principal, inclua palavras-chave secundárias e sinônimos ao longo do texto. Por fim, ao incorporar as palavras-chave no texto, é essencial que elas apareçam de forma natural.
3. Melhore a estrutura do conteúdo
Melhorar a estrutura do conteúdo é uma parte importante da otimização. Usar subtítulos claros, como H2 e H3, ajuda a organizar melhor o texto, tornando-o mais fácil de ler e entender. Dessa forma, os algoritmos dos buscadores conseguem entender com mais clareza a hierarquia do conteúdo.
Outra prática importante é a inclusão de links internos sem excesso ao longo do conteúdo. Eles ajudam os leitores a permanecerem no site por mais tempo, além de oferecerem uma experiência de navegação mais fluida entre as páginas do site.
4. Ajuste em metadescrições e títulos
Outro ponto importante ao reotimizar páginas e potencializar a taxa de cliques é verificar a qualidade dos metadados de uma página, como a meta description e o título. Eles são o primeiro contato do leitor com a página quando pesquisas são realizadas nos buscadores; por isso, também devem ser atualizados.
Algumas práticas simples na produção dos conteúdos são números, perguntas ou verbos de ação. Esses recursos podem ajudar a criar um senso de urgência e despertar a curiosidade dos usuários. Também é possível adicionar CTA’s (call to action) para direcionar o leitor para uma ação específica.
5. Otimização de imagens
Adicionar novos elementos multimídia, como imagens e vídeos, pode aumentar significativamente o engajamento do conteúdo. Entretanto, a otimização desses elementos para o SEO também é indispensável.
Otimizar as imagens presentes no conteúdo envolve ajustar seu tamanho para garantir que o tempo de carregamento da página não seja prejudicado. Além disso, é fundamental incluir texto alternativo (alt text), que melhora a acessibilidade para quem usa leitores de tela e descreve o objetivo da imagem para os buscadores.
6. Monitore os resultados da reotimização
Por fim, após as atualizações na página, é fundamental monitorá-la já otimizada para entender se as mudanças estão refletindo os resultados esperados. Use o Google Search Console para verificar a evolução das impressões e dos cliques relacionados às novas palavras-chave.
O processo de reotimização não termina após as primeiras mudanças. Baseando-se nos dados devidamente coletados, ajustes precisam ser realizados de maneira contínua. Isso pode incluir novas palavras-chave, adequações na estrutura, modo de apresentar as informações e outras atualizações necessárias.
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