Dourados – MS sexta, 07 de agosto de 2020
Dourados
31º max
15º min
Campanha Parcelamento Conta
Tecnologia

Qualcomm desenvolve novo chip para tablets

11 Fev 2011 - 20h40
Tablet TouchPad, da HP, usa o Snapdragon da
Qualcomm - Crédito: Foto: Kimihiro Hoshino/AFPTablet TouchPad, da HP, usa o Snapdragon da Qualcomm - Crédito: Foto: Kimihiro Hoshino/AFP
A Qualcomm anunciou que seu mais novo processador de núcleo duplo foi projetado para competir no aquecido mercado de tablets, diante de produtos da Texas Instruments e da Nvidia que vêm dominando o mercado no início de 2011.

O novo processador da Qualcomm, Snapdragon APQ8060, está sendo usado no TouchPad, da Hewlett-Packard, revelado esta semana.

Steve Mollenkopf, presidente do Qualcomm Group, anunciou em entrevista que diversas companhias fecharam contratos para usar o novo processador em mais de 20 tablets.

Ele não deu detalhes adicionais, mas disse que \"se você considerar a nossa base de clientes, ela tende a ser uma mistura de fabricantes tradicionais de celulares que estão tentando entrar nesse mercado e de fabricantes de computadores que estão tentando entrar nesse mercado; contamos com uma boa combinação das duas coisas\".


A HP está apostando pesadamente no tablet TouchPad, que deve chegar ao mercado na metade do ano e a conquista desse contrato é uma vitória significativa para a Qualcomm.

O mais novo processador da empresa é parte da linha Snapdragon, e permite vídeo em alta definição e 3D.

A Nvidia, cuja especialidade são os chips gráficos, vinha liderando nas conquistas de contratos para tablets até agora este ano com o Tegra 2. As ações da empresa mostram alta de quase 50 por cento desde o final de dezembro.

No começo da semana, a Texas Instruments anunciou seu mais novo processador para aparelhos móveis, o OMAP 5, mais um chip de núcleo duplo, que estará disponível para teste pelos fabricantes de tablets e celulares no segundo semestre de 2011.

Os processadores para aparelhos móveis das três fabricantes se baseiam na arquitetura desenvolvida pela ARM Holdings, do Reino Unido, cuja principal característica é o uso eficiente de energia.

Até o momento, os fabricantes vêm rejeitando as ofertas de chips móveis da Intel, baseadas em versões reduzidas de seus chips para computadores, que usam mais energia. A Intel planeja lançar versões melhoradas no começo do ano e reafirmou seu compromisso para com o mercado de dispositivos portáteis.

Na segunda-feira (7), o grupo de pesquisa IHS iSuppli informou que o novo iPhone 4 CDMA da Apple para a operadora norte-americana Verizon usa um chip da Qualcomm, outra grande vitória para os projetos da companhia.

(G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cotidiano

Vídeo de professores da FCBA informa e estimula a valorização da ciência

03/08/2020 14:06
Tecnologia

Operadoras começam testes no Brasil da tecnologia 5G

24/07/2020 19:02
TECNOLOGIA

Três Lagoas está entre as cidades testes para o 5G no Brasil, que já começou

18/07/2020 12:06
Pesquisadores usam saquinhos de chá para avaliar qualidade do solo
Qualidade do Solo

Pesquisadores usam saquinhos de chá para avaliar qualidade do solo

09/07/2020 12:25
Pesquisadores usam saquinhos de chá para avaliar qualidade do solo
Relação de confiança evita que filhos caiam em desafios perigosos na internet
DESAFIO DO PATETA

Relação de confiança evita que filhos caiam em desafios perigosos na internet

26/06/2020 10:29
Relação de confiança evita que filhos caiam em desafios perigosos na internet
Últimas Notícias