Tablet TouchPad, da HP, usa o Snapdragon da
Qualcomm - Crédito: Foto: Kimihiro Hoshino/AFP
A Qualcomm anunciou que seu mais novo processador de núcleo duplo foi projetado para competir no aquecido mercado de tablets, diante de produtos da Texas Instruments e da Nvidia que vêm dominando o mercado no início de 2011.O novo processador da Qualcomm, Snapdragon APQ8060, está sendo usado no TouchPad, da Hewlett-Packard, revelado esta semana.
Steve Mollenkopf, presidente do Qualcomm Group, anunciou em entrevista que diversas companhias fecharam contratos para usar o novo processador em mais de 20 tablets.
Ele não deu detalhes adicionais, mas disse que \"se você considerar a nossa base de clientes, ela tende a ser uma mistura de fabricantes tradicionais de celulares que estão tentando entrar nesse mercado e de fabricantes de computadores que estão tentando entrar nesse mercado; contamos com uma boa combinação das duas coisas\".
A HP está apostando pesadamente no tablet TouchPad, que deve chegar ao mercado na metade do ano e a conquista desse contrato é uma vitória significativa para a Qualcomm.
O mais novo processador da empresa é parte da linha Snapdragon, e permite vídeo em alta definição e 3D.
A Nvidia, cuja especialidade são os chips gráficos, vinha liderando nas conquistas de contratos para tablets até agora este ano com o Tegra 2. As ações da empresa mostram alta de quase 50 por cento desde o final de dezembro.
No começo da semana, a Texas Instruments anunciou seu mais novo processador para aparelhos móveis, o OMAP 5, mais um chip de núcleo duplo, que estará disponível para teste pelos fabricantes de tablets e celulares no segundo semestre de 2011.
Os processadores para aparelhos móveis das três fabricantes se baseiam na arquitetura desenvolvida pela ARM Holdings, do Reino Unido, cuja principal característica é o uso eficiente de energia.
Até o momento, os fabricantes vêm rejeitando as ofertas de chips móveis da Intel, baseadas em versões reduzidas de seus chips para computadores, que usam mais energia. A Intel planeja lançar versões melhoradas no começo do ano e reafirmou seu compromisso para com o mercado de dispositivos portáteis.
Na segunda-feira (7), o grupo de pesquisa IHS iSuppli informou que o novo iPhone 4 CDMA da Apple para a operadora norte-americana Verizon usa um chip da Qualcomm, outra grande vitória para os projetos da companhia.
(G1)