Chip controlador da tecnologia \"Light Peak\" que
permite taxas de transferência 12 vezes mais rápidas
do que a Firewire 800 - Crédito: Foto: Divulgação
Light Peak é o codinome de uma nova tecnologia de cabo ótico de alta velocidade concebida para interligar aparelhos eletrônicos. Ela foi desenvolvida pela Intel e oferece banda larga a partir de 10 Gbps com a capacidade potencial para chegar até 100 Gbps durante a próxima década, ou 2 vezes mais veloz que uma porta USB 3.0.Com 10 Gbps, é possível transferir um longa-metragem de um filme em Blu-Ray em menos de 30 segundos. A tecnologia óptica permite também conectores menores e cabos mais longos, finos e flexíveis do que os atualmente possíveis.
A Light Peak também tem a capacidade de executar múltiplos protocolos simultaneamente em um único cabo, permitindo conectar periféricos como monitores, unidades de disco, docking stations e outras mais.
Novos computadores com o Light Peak começaram a ficar disponíveis para os usuários na nova linha do MacBook Pro da Apple, com o nome definitivo de \"Thunderbolt\".
A porta Thunderbolt oferecerá desempenho diferenciado em uma ampla variedade de novos periféricos, além do Apple LED Cinema Display e de outros periféricos Mini DisplayPort. Será possível encadear até seis dispositivos Thunderbolt, incluindo o monitor.
O suporte a vídeo e oito canais de áudio facilita a conexão com dispositivos compatíveis com HDMI, como a TV ou som, usando o adaptador HDMI já existente. Atualmente suporta também adaptadores VGA, DVI e DisplayPort.
(G1)