O faturamento da AOL despencou 26%
no trimestre. - Crédito: Foto: Reprodução
A AOL divulgou nesta quarta-feira (2) lucro melhor que o esperado, mas uma redução acentuada na receita, atingida por quedas em vendas de espaços publicitários e assinaturas de acesso discado à web. A AOL teve lucro de US$ 66,2 milhões no 4º trimestre ante ganho de US$ 1,4 milhão um ano antes, quando teve despesas de US$ 106 milhões com reestruturação.O presidente-executivo, Tim Armstrong, tem tentado transformar a empresa em um centro de mídia e entretenimento, mas a companhia enfrenta dificuldades para aumentar vendas publicitárias enquanto investidores fogem da ação.
As ações da companhia acumulam perda de 12% nos últimos três meses, ficando abaixo da performance do índice amplo Standard & Poor\'s 500.
No 4º trimestre, a receita com publicidade caiu 29%, para US$ 331,6 milhões. O faturamento com assinaturas recuou 23%, para 235,9 milhões. No geral, a receita caiu 26%, para US$ 596 milhões. Apesar da cifra estar acima dos 587,5 milhões esperados por analistas, a elevada queda reflete os problemas que a AOL tem enfrentado em um mercado de publicidade on-line dominado pelo Google, que é líder do mercado de busca na web há uma década.
#####Mudanças
A AOL se separou da Time Warner há pouco menos de um ano. Desde então a empresa tem se envolvido em uma série de vendas, lançamentos e aquisições, incluindo a compra do influente blog de tecnologia TechCruch por cerca de US$ 30 milhões.
A empresa dedicou US$ 50 milhões para construir a Patch, uma rede de sites de comunidades locais que soma 500 este ano. Mais recentemente, a AOL redesenhou sua home page e fechou acordos com celebridades como a modelo brasileira Gisele Bundchen e Heidi Klum.
(g1)