Dourados – MS quinta, 18 de agosto de 2022
Dourados
30º max
18º min
Campanha de Utilidade Pública - Caruru
De malas prontas

Confira os estados que terão equipes no Festival Internacional de Robótica

A equipe TechVikings, da Escola Sesi de Naviraí, será a representante de Mato Grosso do Sul no Open Internacional de Robótica, no Rio de Janeiro

02 Ago 2022 - 07h15Por Assessoria/Fiems
A equipe TechVikings, da Escola Sesi de Naviraí, será a representante de Mato Grosso do Sul - Crédito: DivulgaçãoA equipe TechVikings, da Escola Sesi de Naviraí, será a representante de Mato Grosso do Sul - Crédito: Divulgação

Preparem a torcida! Dezoito estados brasileiros – AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP, SE – terão equipes competindo no Festival Internacional SESI de Robótica 2022. O torneio acontece entre sexta-feira (5) e domingo (7), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, com a participação de 990 estudantes de 37 países.

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento reúne duas competições: o SESI FIRST LEGO League International Open Brazil powered by SESI, competição internacional que vai reunir as melhores equipes de FLL de todo o mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras. E, simultaneamente, ocorre o Off Season da FIRST Robotics Competition (FRC), com 28 equipes brasileiras.

Serão três dias de muita tecnologia, ciência, engenharia e troca cultural entre crianças e adolescentes de 9 a 19 anos. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita, sujeito à lotação máxima. Além de assistirem às competições, os visitantes poderão participar de atividades experimentais no Espaço Acesse para criar brinquedos e vivenciar arte, ciência e tecnologia na prática e de forma lúdica.

Equipes de cinco continentes competirão no Rio de Janeiro

Das 90 equipes que competirão pelo FLL, 58 são de 36 países diferentes: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes, Escócia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Honduras, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Japão, México, Macedônia do Norte, Marrocos, Nigéria, Noruega, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Uruguai.

Robótica foca no desenvolvimento dos estudantes 

 A robótica é uma atividade educacional baseada na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática). Trata-se de uma forma prática e interdisciplinar de ensino, com impacto positivo no desenvolvimento escolar e interpessoal dos estudantes. Além de ser um contato inicial com programação, engenharia e pesquisa, conforme os estudantes avançam nas modalidades, eles vivenciam desafios de gestão e de trabalho com a comunidade, por meio de ações sociais. 

 Mais sobre as categorias do FLL e do FRC

 FIRST LEGO League Challenge (FLL): alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Logística e Transporte. 

 FIRST Robotics Competition (FRC): alunos do ensino médio formam equipes de, no mínimo, 10 integrantes para construir robôs semiautônomos de porte industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura. As máquinas devem pontuar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time também é responsável por levantar fundos, desenvolver uma marca e realizar alguma iniciativa com a comunidade relacionada à ciência e à tecnologia.

Serviço:

Festival Internacional SESI de Robótica 2022

De 5 a 7 de agosto, no Piér Mauá do Rio de Janeiro

Entrada gratuita, sujeita a lotação máxima

Deixe seu Comentário

Leia Também

WhatsApp terá avatares: veja como vai funcionar
Novidade

WhatsApp terá avatares: veja como vai funcionar

16/08/2022 13:45
WhatsApp terá avatares: veja como vai funcionar
Tecnologia

Tecnologia de choque térmico pode restaurar a função cerebral de pacientes com doenças neurológicas?

14/08/2022 17:00
Tecnologia

WhatsApp vai permitir que usuário "esconda" que está online e saia de grupos silenciosamente

09/08/2022 14:15
Tecnologia

TCE-MS investe na modernização de parque tecnológico

04/08/2022 17:45
A técnica que 'ressuscita' órgãos de porcos e pode revolucionar transplantes
Ciência

A técnica que 'ressuscita' órgãos de porcos e pode revolucionar transplantes

03/08/2022 17:45
A técnica que 'ressuscita' órgãos de porcos e pode revolucionar transplantes
Últimas Notícias