Imagem do game \'Planetary Plan C\' criado por
brasileiros no Global Game Jam 2011
- Crédito: Foto: Divulgação
O que leva um grupo de jovens desenvolvedores de games a perder um final de semana para fazer um jogo eletrônico em dois dias? \"Somos todos apaixonadíssimos por desenvolvimento de jogos\", afirma Henrique Manfroi, um dos integrantes do grupo da PUC-PR que participou da maratona Global Game Jam, criando o game \"Planetary Plan C\" que foi escolhido um dos 10 melhores do evento mundial e se classificando como o melhor da América do Sul.O evento internacional organizado pela IGDA (Internacional Game Developers Association) foi realizado entre a sexta-feira (28) e domingo (30) e teve a participação mais de 6.500 desenvolvedores de games de 44 países, submeteram cerca de 1.500 jogos. Desses, dez foram selecionados por um júri como os melhores da edição 2011 do Global Game Jam. O tema deste ano foi \"extinção\".
O game dos representantes da PUC-PR conta que o Sistema Solar será destruído com o colapso do Sol e o jogador tem como objetivo selecionar elementos do planeta para levar em uma espécie de arca para outro lugar. Na manhã de segunda-feira (31), o título feito por Pedro Santo, Rodrigo Monteiro, Henrique Manfroi, Raquel Amora, Karen Garcia, Rafael Miranda, Irene Sasaki, Fernando Su, já era um promissor candidato a receber a premiação, com quase mil acessos antes do meio dia. Até o fechamento dessa reportagem, o número de acessos chegava a 12 mil. O desenvolvedor não soube precisar o número de downloads do jogo.
\"Como o Global Game Jam não prevê um prêmio, o reconhecimento dos organizadores de ter um dos melhores jogos é como se fosse a premiação oficial\", conta Manfroi ao G1. O prêmio, contudo, é uma viagem e dois ingressos (que custam cerca de 500 euros) para participar do evento Casual Connect Europe, que acontece no dia 10 de fevereiro em Hamburgo, na Alemanha.
\"Estávamos preparados para o propósito do Global Game Jam que é não saber nada até o inicio do evento. Quando saiu o tema, ficamos pensando por umas três horas sem parar, discutindo, conversando e rebatendo ideias. Foi um processo rápido, pois queríamos decidir logo para começar [o game] rápido. O grande problema é o tempo de 48h\".
(G1)