Dourados – MS quinta, 18 de agosto de 2022
Dourados
30º max
18º min
Campanha de Utilidade Pública - Caruru
Tecnologia

Avanços tecnológicos na mobilidade urbana prometem mais qualidade de vida

Clovis Armando Alvarenga Netto apresenta algumas das melhorias que as novas tecnologias prometem para o cotidiano das pessoas

30 Jun 2022 - 09h45Por Jornal da USP no Ar
Com a informação de quais comércios e outros atrativos há naquela localidade e seus horários de funcionamento, as pessoas podem se programar melhor antes de sair de casa - Crédito: Fotomontagem para Cidades InteligentesCom a informação de quais comércios e outros atrativos há naquela localidade e seus horários de funcionamento, as pessoas podem se programar melhor antes de sair de casa - Crédito: Fotomontagem para Cidades Inteligentes

Semáforos inteligentes, carros autônomos, iluminação guiada por sensores e outras tecnologias estão tornando os grandes centros urbanos mais sustentáveis e eficientes, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Clovis Armando Alvarenga Netto, professor do Departamento de Engenharia de Produção e colaborador do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (Cest) da Escola Politécnica (Poli) da USP, garante que “o Brasil não está fora disso [tudo]”. O movimento das cidades inteligentes e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) são as linhas mestras de ações que guiam as melhorias.

Na mobilidade, algumas das possibilidades são a indicação de caminhos menos congestionados e os locais mais seguros para a prática de uma atividade específica, além da redução dos deslocamentos com as reuniões virtuais, que também permitem a comunicação com pessoas muito distantes. A análise estatística das regiões e dos horários nos quais há maior concentração de emissão de poluentes para um futuro remanejamento é outro avanço. 

A tecnologia pode atender ao aspecto psicológico da caminhabilidade das ruas, que é quando as calçadas estão bem conservadas, sem buracos e riscos de acidentes. “As pessoas querem poder andar na rua, andar a esmo, para ver o que está acontecendo, ver movimento de pessoas, vitrines e coisas parecidas”, conta o professor. Com a informação de quais comércios e outros atrativos há naquela localidade e seus horários de funcionamento, as pessoas podem se programar melhor antes de sair de casa.

Obstáculos a serem superados

O professor explica também que, na prestação de serviços aos cidadãos, há três elementos importantes a serem considerados: a tecnologia em si, as pessoas envolvidas com isso e os processos de geração de valor dela para a sociedade. Um dos entraves pode ser a viabilidade econômica da inovação. 

O modelo de negócios dos totens, que, “fazendo propaganda de vários tipos de produtos ou serviços, é uma forma de as empresas, de a iniciativa privada entrar no circuito, fazer aportes de investimento para que aquele totem seja disponibilizado”, cita o professor. O setor público também pode trazer esses projetos à vida, sem deixar de se preocupar com a proteção dos dados das pessoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

WhatsApp terá avatares: veja como vai funcionar
Novidade

WhatsApp terá avatares: veja como vai funcionar

16/08/2022 13:45
WhatsApp terá avatares: veja como vai funcionar
Tecnologia

Tecnologia de choque térmico pode restaurar a função cerebral de pacientes com doenças neurológicas?

14/08/2022 17:00
Tecnologia

WhatsApp vai permitir que usuário "esconda" que está online e saia de grupos silenciosamente

09/08/2022 14:15
Tecnologia

TCE-MS investe na modernização de parque tecnológico

04/08/2022 17:45
A técnica que 'ressuscita' órgãos de porcos e pode revolucionar transplantes
Ciência

A técnica que 'ressuscita' órgãos de porcos e pode revolucionar transplantes

03/08/2022 17:45
A técnica que 'ressuscita' órgãos de porcos e pode revolucionar transplantes
Últimas Notícias