Cuidar de um carro no dia a dia pode e deve ir muito além de abastecê-lo ou colocar água no reservatório do radiador. Se você deseja cuidar do seu veículo da forma correta, a manutenção preventiva também deve fazer parte do cotidiano. Ela é importante para garantir bom funcionamento e longevidade do veículo, além de reduzir gastos e surpresas desagradáveis no trânsito.
Em outras palavras, dedicar parte do seu tempo e recursos com inspeções periódicas é uma boa pedida. Um dos exemplos de cuidados é manter os pneus em bom estado, seja ele um modelo mais convencional, como um pneu aro 14, seja uma versão mais específica. Pneus bem calibrados e alinhados reduzem o desgaste precoce e ainda proporcionam uma direção mais segura. E esse é só um pequeno exemplo.
Se você quer mesmo aprender como gastar menos com o seu carro por meio da manutenção preventiva, não deixe de conferir este conteúdo e aprender os principais pontos de cuidado e atenção com seu veículo!
A importância da troca regular de óleo
O óleo do motor é indispensável para o bom funcionamento do carro. Seu papel é lubrificar as peças internas, reduzindo o atrito e, consequentemente, o desgaste dos componentes. Trocá-lo regularmente é uma forma prática e barata de manter o motor em dia, evitando danos que poderiam custar caro para serem solucionados.
O momento da troca também é a ocasião de checar o filtro de óleo, que deve ser substituído sempre que estiver saturado — fique tranquilo, isso é facilmente visível. Tanto para o óleo quanto para o filtro o segredo está em respeitar as orientações do fabricante.
No manual do carro, você encontrará informações sobre a periodicidade das trocas e o tipo de óleo a ser utilizado. Procure sempre seguir essas recomendações para evitar problemas como superaquecimento do motor e outros ainda mais graves.
Revisão dos pneus e alinhamento
Os pneus são os componentes que mais demandam atenção na manutenção preventiva, e isso é compreensível, visto que estão em constante desgaste.
Fundamentais na segurança e eficiência de seu veículo, você deve manter a calibragem do pneu em dia, também seguindo a recomendação do fabricante. Isso ajuda a fazer com que os pneus tenham um desgaste uniforme, aumentando a vida útil deles.
Outros cuidados que devem estar na manutenção preventiva são o alinhamento e o balanceamento. Além de ajudar no tempo de vida do pneu, eles impactam diretamente na dirigibilidade do seu carro.
Você provavelmente já sentiu o carro instável e difícil de dirigir, não é mesmo? Com esses ajustes, as vibrações no volante são eliminadas, e o carro fica muito mais estável.
Todos esses ajustes e revisões devem ser feitos periodicamente segundo as recomendações do manual. No entanto, a depender do seu estilo de direção e até mesmo da idade do veículo, elas podem ser feitas com mais frequência. Tudo depende de observar bem o carro e verificar essa necessidade.
Checagem do sistema de freios
Estamos certos de que a revisão periódica do freio não precisa ser justificada, não é mesmo? Afinal, o que você faria sem esse sistema no carro? A manutenção dos freios envolve a inspeção das pastilhas, dos discos e dos fluidos. Esses componentes, quando em perfeito estado, atuam em sinergia para garantir uma boa frenagem do veículo.
Evite deixar para fazer essa revisão apenas quando as condições estiverem críticas. A troca das pastilhas antes que estejam completamente gastas, por exemplo, é uma prática que evita danos mais graves aos discos, reduzindo, e muito, os custos do reparo.
Ao notar qualquer sinal de falha, ruídos estranhos ou dificuldade para frear, busque imediatamente um mecânico de confiança para avaliação. Com cuidados simples, você evita gastos maiores e tem uma direção segura e confortável.