Dourados – MS sexta, 17 de janeiro de 2025
29º
Segurança

Telefone 190: perturbação do sossego e violência doméstica lideram ocorrências de novembro

Balanço revela atendimentos realizados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande

04 Dez 2024 - 21h00Por Comunicação Sejusp
Telefone 190: perturbação do sossego e violência doméstica lideram ocorrências de novembro - Crédito: Arquivo/Ciops Crédito: Arquivo/Ciops

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) divulgou nesta semana o levantamento do número de atendimentos realizados pelo Centro de Operações Policias-Militares (Copom) e Comando de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COCB), por meio dos telefones de emergência 190 e 193 em Campo Grande.

Conforme os dados, a Polícia Militar recebeu 31.177 ligações, elencadas como: tentativas de trote (397); elogios (6); pedidos de informação (5.900); uso indevido (253) e ligação errada (533). O balanço também revela que foram geradas 8.234 ocorrências, sendo 1.508 de perturbação do sossego, 1.357 de violência doméstica, 1.006 de vias de fato e 1.025 de abordagens.

Na PM, o dia de maior demanda foi o sábado, cuja média foi de 357 ocorrências, e a menor demanda ocorreu às terças-feiras, que registrou média de 194 ocorrências. O levantamento mostra também que o horário com maior demanda para a Polícia Militar foi entre 22h e 23h.

Já o Corpo de Bombeiros Militar teve 6.499 chamadas ao 193 registradas em novembro, destacando-se 2.103 pedidos de informações, 262 tentativas de trote e 7 elogios.

Não houve registros de uso indevido ou reclamações. No total, foram geradas 1.645 ocorrências, das quais 484 foram emergências clínicas, 296 sinistros de trânsito, 109 quedas de pessoas e 53 ocorrências de incêndio em vegetação.

O dia com maior demanda no Corpo de Bombeiros foi o domingo, com média de 71 ocorrências, e a quinta-feira foi o dia com menor demanda, com média de 50 ocorrências. Quanto a faixa horária, a maior demanda ocorreu entre 8h e 9h.

Ambos os serviços de emergência, 190 e 193, geram ocorrências para conhecimento da Polícia Civil que, dependendo das circunstâncias, adota procedimentos como comunicação às delegacias e acionamento de perícia. No mês de novembro foram comunicadas à Polícia Civil no Ciops 4.613 ocorrências, com destaque para a violência doméstica, que lidera o levantamento com 1.323 ocorrências, seguida de sinistro de trânsito, com 581 ocorrências. Lesão corporal e incêndio em vegetação vêm em seguida, com 282 e 272 ocorrências, respectivamente.

Para a Polícia Civil, o dia com maior registro de ocorrências é o domingo, com média de 203, e a terça-feira é o dia com o menor número de registros, com 128 ocorrências. A faixa horária mais movimentada é das 19h às 20h.

Na análise do diretor-geral do Ciops, coronel Danilo Santos Moreira Leite, os números dos atendimentos 190 e 193 fazem perceber o quanto se precisa dar atenção à formação do cidadão, para que seja consciente do seu papel na sociedade, evitando comportamentos que afetem negativamente seus semelhantes.

"Inicialmente, destaca-se a quantidade de chamadas de pedidos de informação, ocupando a linha telefônica com assuntos que não configuram uma emergência, representando 18,9% das chamadas 190 e 32,4% das chamadas 193", pontuou.

Coronel Danilo também chama a atenção para os tipos de ocorrências mais registradas pela Polícia Militar, sendo a perturbação do sossego (som alto), a violência doméstica e as vias de fato (brigas). "Todos os fatos decorrentes da falta de empatia para com o próximo e no uso da violência para resolução de divergências", observou.

Sobre a segunda ocorrência mais registrada pelo Corpo de Bombeiros (sinistro de trânsito), o diretor-geral apontou para a não observância das regras de trânsito.

"Assim, percebe-se que as soluções para as questões de segurança pública perpassam o mero empenho de viaturas para ocorrências. E nisso a Sejusp já atua, por meio de projetos sociais, como ‘Bombeiros do Amanhã’, ‘Florestinha’, ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, entre outros, bem como através das escolas cívico-militares de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, juntamente com a Secretaria de Estado de Educação, investindo de maneira transversal na formação do cidadão do futuro", concluiu.

Fotos: Arquivo/Ciops

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Torre negra' é estratégia da Polícia Penal para reforçar segurança nas unidades prisionais de MS
Segurança

'Torre negra' é estratégia da Polícia Penal para reforçar segurança nas unidades prisionais de MS

17/01/2025 09:00
'Torre negra' é estratégia da Polícia Penal para reforçar segurança nas unidades prisionais de MS
Projeto permite uso de drones para obter prova em processos criminais
Direito e Justiça

Projeto permite uso de drones para obter prova em processos criminais

15/01/2025 22:30
Projeto permite uso de drones para obter prova em processos criminais
Nova versão da PEC da Segurança reforça autonomia de governadores
Segurança Pública

Nova versão da PEC da Segurança reforça autonomia de governadores

15/01/2025 19:00
Nova versão da PEC da Segurança reforça autonomia de governadores
Ricardo Lewandowski discute combate a fake news com ministro da Justiça da França
Cooperação

Ricardo Lewandowski discute combate a fake news com ministro da Justiça da França

11/01/2025 15:30
Ricardo Lewandowski discute combate a fake news com ministro da Justiça da França
Governo reforça segurança com 1ª delegacia em Figueirão e núcleo especializado em Rio Brilhante
Segurança Pública

Governo reforça segurança com 1ª delegacia em Figueirão e núcleo especializado em Rio Brilhante

11/01/2025 14:00
Governo reforça segurança com 1ª delegacia em Figueirão e núcleo especializado em Rio Brilhante
Últimas Notícias