Aconteceu ontem (19), em Dourados, o curso “Aspectos Culturais e Atendimento aos Povos Indígenas”. A capacitação foi realizada na sede da Regional localizada na Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira, nº 400, no Parque dos Jequitibás.
O curso foi ministrado pelo delegado Erasmo Cubas, titular da Delegacia de Laguna Caarapã e chefe da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Dourados e pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva. Estiveram presentes na abertura do evento: o delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio; o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Jairo Carlos Mendes, a coordenadora de assuntos educacionais da Acadepol, delegada Marília de Brito Martins e o delegado-regional de Dourados, Adilson Stiguivitis.
Além de policiais civis, participaram do treinamento: policiais militares, policiais penais, bombeiros e guardas municipais de Dourados. Elaborado pela Academia de Polícia Civil “Delegado Julio César da Fonte Nogueira” (ACADEPOL) e ministrado de forma presencial, o curso tem como objetivo capacitar, por meio de formação básica, os policiais que desempenham suas funções em atendimento e investigações de delitos ocorridos em aldeias indígenas ou que envolvam cidadãos pertencentes à comunidade indígena.
De acordo com a diretora da ACADEPOL, delegada Rôzeman Geise Rodrigues de Paula, todos os municípios sede de regionais serão contemplados com esta qualificação.