A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi autorizada a atuar no Rio de Janeiro (RJ) durante a Cúpula de Líderes do G20. A operação começa na quarta-feira (13) e seguirá até 21 de novembro. Foram destacados 95 agentes, que farão o policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de garantir a segurança no entorno do evento e nas locações das conferências.
O encontro, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, vai reunir as nações com as maiores economias do mundo e contará com a presença das lideranças dos 19 países membros do grupo, mais a União Africana e a União Europeia. As reuniões da cúpula serão na segunda-feira (18) e na terça-feira (19), na capital fluminense.
As ações da Força Nacional estarão concentradas nas rodovias federais BR-116 e BR-040, com patrulhamento e postos fixos ao longo das vias para combater roubos de cargas e veículos. O policiamento poderá ser expandido para outros acessos, passarelas, áreas adjacentes às rodovias, conforme a necessidade.
Paralelamente ao G20, ocorrerá a primeira Cúpula do G20 Social, que consolidará o compromisso de garantir que diferentes realidades sejam contempladas nas decisões tomadas sobre a economia e a governança globais.