O segundo dia de vacinação para idosos com 60 anos ou mais foi de longa fila e muita reclamação. A movimentação estava ainda maior que ontem (26), quando o grupo começou a ser direcionado a procurar o CCI André Chamorro, ao lado do Jorjão, para receber a 2° dose do imunizante contra a Covid-19.
Os primeiros idosos que estavam na fila, afirmam ter chegado ao local as 4 horas da manhã, porém os portões para atendimento só foram abertos as 7h30. Nesse horário, uma agente de saúde informou que seriam distribuídas apenas 200 senhas, o que gerou muitas reclamações de quem aguardava para receber a dose.
Foi informado ainda que no período da tarde não haverá vacinação, e quem recebeu senha deveria permanecer no local. A agente explicou que só será possível continuar o trabalho de imunização após a chegada de novas doses, pois a vacina seria esgotada nesta manhã.
A Guarda Municipal estava no local colaborando com a organização da entrada e entrega de senhas, porém sobre a aglomeração na fila, nada foi feito.
Muitos idosos e acompanhantes estavam revoltados com a situação, houve muita reclamação sobre a quantidade de senhas e sobre a aglomeração de pessoas. Uma senhora reclamou que estava desde as 6h aguardando e que só as 7h30 foram avisados que só teria 200 senhas. Que era um absurdo a falta de respeito com eles e que muitos ali estavam doentes.
Outra senhora chegou a comparar a aglomeração com as festas clandestinas: “A diferença é que na festa a gente se diverte e aqui só se aborrece. Na festa vai quem quer, aqui somos obrigados a esperar.”
Uma mulher estava implorando por uma senha para o marido que é cadeirante e que não consegue enfrentar a fila. Ela disse que desde ontem tenta conseguir que ele seja vacinado. Ao receber a negativa, pois as senhas foram entregues na ordem da fila, a senhora que já estava bem nervosa, acabou caindo quando foi se retirar do local.
Sobre a chegada de novas doses
A Prefeitura Municipal de Dourados publicou na tarde desta segunda-feira (26) em seu site, uma matéria informando o atraso na aplicação da segunda dose da vacina.
Segundo informado pela Secretaria de Estado de Saúde, o imunizante está em falta em todo o pais. Na última remessa enviada ao Ministério da Saúde havia apenas 700 mil doses para todo o país.
A prefeitura informa que assim que receber novas doses da vacina fará o chamamento público para que as pessoas recebam a Dose 2, já que todas as remessas que o município recebe chegam pelo Plano Nacional de Imunização.