Dourados – MS quarta, 20 de outubro de 2021
Dourados
30º max
17º min
Saúde

Terapias integrativas são aliadas à saúde física e emocional

Cada vez mais procuradas as terapias ditas alternativas são solução para problemas de saúde

26 Set 2021 - 11h00Por Ana Paula Amaral
“A acupuntura tem ação analgésica e anti-inflamatória”, explica a biomédica Héleni Cristiane Medina Mettifogo - Crédito: Divulgação“A acupuntura tem ação analgésica e anti-inflamatória”, explica a biomédica Héleni Cristiane Medina Mettifogo - Crédito: Divulgação

Quase todo mundo já ouviu falar sobre terapias integrativas e complementares, mas você sabe o que são e no que podem te ajudar? As terapias integrativas são procedimentos complementares e alternativos à medicina tradicional, que estão cada vez mais presentes nos consultórios e hospitais do mundo todo -  até mesmo no SUS (Sistema Único de Saúde). A Terapia Integrativa vem ajudando diversos pacientes a partir de uma abordagem mais completa das enfermidades físicas e mentais, levando em consideração corpo, mente e espírito.

Algumas destas terapias são bastante conhecidas, como homeopatia, florais de Bach, yoga, ozonioterapia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki e constelação familiar. Hoje, estes procedimentos complementares estão sendo inseridos como apoio no tratamento de patologias graves e crônicas, como câncer e problemas cardíacos e respiratórios. 29 deles estão disponíveis no SUS, por meio da Atenção Básica em boa parte dos municípios brasileiros.

A bióloga Tatiana Rojas Rodrigues atua como terapeuta floral integrativa desde 2014. Também atua em outras terapias, como desprogramação neuro-biológica, terapia multidimensional e cura reconectiva. Segundo ela, os florais de Bach buscam o equilíbrio emocional, que muitas vezes também reflete na saúde física. “Quando recebemos um paciente com um sintoma físico de dor, por exemplo, vamos tratar emocionalmente estas dores, e consequentemente este resultado irá chegar no corpo físico”, destaca.

Segundo ela, a terapia com florais é indicada para todas as idades, desde a gestação até a terceira idade. Não há contraindicações – em muitos casos, é considerada até mesmo um alimento. “No caso de terapia para toda a família, os florais são inseridos no sal da casa, para que todos recebam o tratamento através da alimentação”, explica. 

Tatiana conta que os florais também são muito eficientes no tratamento de doenças de fundo emocional, como crises de pânico, depressão e ansiedade. Ela conta que a procura por este tipo de tratamento aumentou muito durante a pandemia, devido ao isolamento social. “A solidão está literalmente deixando as pessoas doentes”, garante. 

Segundo a bióloga e terapeuta, cuidar do emocional interfere diretamente na saúde física, além de trazer benefícios para as relações, na tomada de decisões e até mesmo na qualidade do sono. 

A professora Cristina Martins dos Santos, 36, procurou pela terapia dos florais há 8 anos, quando a filha Bruna passou a apresentar sintomas como insônia, ansiedade e instabilidade emocional. Foi conversando com o pediatra que ela soube deste tipo de terapia, e admite que no início teve certa resistência. “Eu ainda tinha dúvidas se realmente iria funcionar. Mas busquei informação e vi que de fato o resultado poderia acontecer. E foi impressionante. Fiquei muito satisfeita, os sintomas melhoraram muito e hoje minha filha é outra criança”, celebra a mãe.

Acupuntura

Outra terapia bastante conhecida é a acupuntura, uma técnica milenar que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas, são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunológico.

A acupuntura é um método de tratamento considerado complementar e, embora seja normalmente associada ao alivio da dor, existem muitas doenças nas quais ela pode agir, como por exemplo desordens do sistema digestivo, do sistema respiratório, dores musculares e neurológicas e até mesmo problemas de ordem urinária, menstrual e do sistema reprodutivo.

“A acupuntura pode ser associada a qualquer tipo de tratamento. Como tem uma ação geral de equilíbrio do organismo, mesmo nos casos em que não seja indicada para resolver o problema, como em caso de câncer, por exemplo, ela auxilia na melhora da imunidade, tem ação analgésica e anti-inflamatória e auxilia no equilíbrio emocional”, explica a biomédica Héleni Cristiane Medina Mettifogo, que atua na área há 13 anos.

“A acupuntura estimula o próprio organismo a liberar neurotransmissores como endorfinas, serotonina e dopamina, que são as responsáveis pelos efeitos que ela gera no organismo”, acrescenta.

Segundo Héleni, embora muita gente não saiba, a acupuntura também pode ser utilizada para fins estéticos. Ela conta que existem técnicas específicas para estimular a formação de fibras de colágeno e tonificar a musculatura facial, promovendo a melhora da flacidez e das linhas de expressão. A acupuntura também é eficaz no tratamento de estrias e gordura localizada, além de atenuar a celulite e tonificar a musculatura abdominal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novas tecnologias no diagnóstico e tratamento do câncer de mama
Outubro Rosa

Novas tecnologias no diagnóstico e tratamento do câncer de mama

há 29 minutos atrás
Novas tecnologias no diagnóstico e tratamento do câncer de mama
Saúde

Procura por tratamento de saúde mental continua a crescer na pandemia

há 59 minutos atrás
MS está há seis dias sem registrar nenhum óbito por Covid-19
Covid

MS está há seis dias sem registrar nenhum óbito por Covid-19

20/10/2021 13:30
MS está há seis dias sem registrar nenhum óbito por Covid-19
Saúde

Programa da OMS vai comprar antivirais para combater covid-19

19/10/2021 15:00
Mato Grosso do Sul recebe mais 62.010 doses da vacina da Pfizer nesta terça-feira
Vacinas

Mato Grosso do Sul recebe mais 62.010 doses da vacina da Pfizer nesta terça-feira

19/10/2021 14:45
Mato Grosso do Sul recebe mais 62.010 doses da vacina da Pfizer nesta terça-feira
Últimas Notícias