A professora Dulce Elena Casarini, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), foi agraciada com o Outstanding Woman in Hypertension Research Awards.
O prêmio foi instituído em 2024 pela International Society of Hypertension (ISH) com o objetivo de reconhecer, incentivar e inspirar mulheres na ciência e na medicina no campo da hipertensão e doenças cardiovasculares relacionadas. Casarini foi contemplada na categoria “Senior Women Awards”.
A homenagem reconhece a significativa contribuição de Casarini na pesquisa sobre o sistema renina-angiotensina (RAS), a hipertensão, a obesidade e o diabetes, campos nos quais sua trajetória científica tem alcançado amplo reconhecimento, tanto nacional quanto internacional.
A professora já recebeu apoio da FAPESP por meio de vários auxílios para o desenvolvimento de suas pesquisas. Atualmente, ela coordena o Projeto Temático “Sistemas hormonais nas doenças renais e cardiovasculares: da biologia celular a novos paradigmas fisiológicos com avanços para a terapêutica”.
“Este projeto, do qual faço parte como pesquisadora associada, tem sido fundamental para avanços na área e para a formação de novos pesquisadores”, afirma à Agência FAPESP Lilian Caroline Gonçalves de Oliveira, professora da EPM-FAPESP.
Casarini recebeu o prêmio em setembro, no Encontro Científico da ISH realizado em Cartagena, Colômbia.
“Este reconhecimento é um marco em sua carreira e reforça a importância de seu trabalho e sua dedicação à ciência. Trabalhar diretamente com a professora Dulce Casarini tem sido uma experiência enriquecedora e inspiradora”, destaca Oliveira.